Este ano, a NEXTER, empresa da KNDS, entregará o 300º canhão para o caça Rafale.
O canhão M791, fabricado no site da NEXTER em Bourges, é o mais recente de uma longa linha de canhões DEFA de 30 mm que datam do período pós-guerra. As capacidades desta pistola de tubo único são incomparáveis até hoje. Graças a inúmeras inovações, sua cadência de tiro é a mais alta do mundo: 2.500 tiros/minuto.
Dispara 42 projéteis em um segundo, o equivalente a 1,5kg de explosivo. Esse desempenho permite que um único canhão M791 seja tão eficaz quanto os dois canhões M550 do Mirage 2000, cada um disparando 1.200 tiros/minuto. Projetado para uso a bordo, a arma é operada a gás para limitar a necessidade de eletricidade na aeronave.
A NEXTER, empresa da KNDS, desenvolveu uma munição especial para esta arma: a munição incendiária explosiva semi-perfurante em 30x150mm. Esses projéteis perfilados são disparados a mais de 1.000 metros por segundo, para atingir seu alvo mais rapidamente e aumentar consideravelmente sua probabilidade de acerto. Graças a um fusível de dupla segurança e um primer insensível à radiação eletromagnética, esta munição garante segurança perfeita para os pilotos e operadores do Rafale, mesmo em ambientes tão exigentes quanto o porta-aviões “Charles de Gaulle”.
Hoje, esta arma é “comprovada em combate” por muitos anos. Inicialmente projetado para combate ar-ar, mostrou-se eficaz para missões de apoio terrestre, garantindo precisão e reduzindo danos colaterais.