O Projeto KC-390
Um projeto além de um avião militar
Na LAAD de 2007 a EMBRAER anunciou o projeto C-390, um avião de transporte militar baseado em componentes e estruturas da família de jatos BEM-170-190. No caso seriam usados especificamente sistemas e estruturas do BEM-190.
Dois anos após, no dia 14 de Abril de 2009, no primeiro dia da LAAD 2009 a EMBRAER e o Comando da Aeronáutica assinavam o contrato de desenvolvimento do KC-390.
Se uma letra foi adicionada à designação inicial as premissas originais da EMBRAER foram completamente alteradas. De uma oportunidade de negócio da empresa, explorar um nicho do mercado, passou a ser um projeto da Força Aérea Brasileira.
A formalização ocorreu em duas oportunidades. A primeira quando a FAB e a EMBRAER, nas pessoas do seu comandante Brig Juniti Saito e o Diretor-Presidente da EMBRAER Frederico Curado assinaram o documento da formalização do projeto. E na segunda oportunidade no dia 23 de Abril, quando foi publicado no Diário Oficial o tamanho do compromisso com o projeto. (Ver quadro abaixo)
O KC-390
O avião todo foi alterado, em relação à versão inicial. A necessidade de adequar às especificações da FAB assim como agregar mais capacidades levou a que o projeto fosse todo revisado.
As alterações incluíram tanto a parte estrutural, da concepção, como de componentes. Como exemplo as turbinas que precisam agora ser de uma classe de potência superior à usada no EMB 190.
Outra alteração significativa foi a da parte dianteira da aeronave. O projeto de uma nova estrutura também permitirá o emprego de aviônicos mais adequados às operações militares. Como dois HUD (Visor Frontal) e telas compatíveis com Óculos de Visão Noturna (NVG) da tripulação.
As alterações podem ser percebidas no desenho abaixo como apresentado em 2007 e o projeto atual em 2009. Liberado da restrição de empregar o máximo possível de componentes do BEM-190 a equipe de projeto pode se dedicar a um projeto militar desde o início.
Assim a alteração da cauda foi um passo lógico permitido mais altura para manuseio de cargas.
O processo de procura do motor, como dos outros sistemas, ocorrerá ao longo dos próximos dois anos, embora o motor, como um dos sistemas principais, deva ser um dos primeiros a serem definidos.
"Estamos em contato com todos os fabricantes que têm produtos na faixa de interesse", informa .
Os requisitos
Aeronave de transporte tático, com rampa traseira, com capacidade para:
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O Compromisso da FAB
A publicação no Diário Oficial da União, dia 23 Abr 2009, do Extrato de Inexigibilidade de Licitação Nº 1/2009, mostra um Comando da Aeronáutica lançando uma cuidadosa projeção de gerenciamento, não só para o futuro, mas também muito com o presente.
O Comando da Aeronáutica contrata o desenvolvimento e produção de dois protótipos, mais todas a documentação e ferramental associados, por um valor de R$ 3,028 Bilhões.
As implicações estratégicas deste movimento são inúmeras. Primeiro para o próprio Projeto do KC-X ao indicar um horizonte financeiro e viabilizá-lo sem as agruras e incertezas orçamentárias.
Segundo, fortalecer a EMBRAER e a própria FAB quando em discussões com países e empresas candidatas a parcerias de risco.
Terceiro, a garantia de uma injeção de recursos em um momento crítico com o início próximo das discussões da fase das contrapartidas comerciais dentro do Projeto F-X, onde a EMBRAER tem presença relevante.
E por último e não menos importante sinalizou ao mercado de aviação mundial que o governo brasileiro de uma forma ou outra dentro da legislação atual estará apoiando com créditos para projetos a empresa.
Garante assim as chances de ter projeto competitivo em disputar um mercado de mais de 600 aviões de transporte, na faixa de 20 toneladas, essencialmente antigos Hércules C-130 com mais de 25 anos de uso. Estão em uso por países que não comprometeram-se com projetos como o europeu Airbus A-400M ou já contrataram o C-130J da americana Lockheed Martin.
COMANDO-GERAL DE TECNOLOGIA AEROESPACIAL
Autoridade Solicitante: Maj Brig Ar Dirceu Tondolo Nôro – Pres. da COPAC. Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito – Comandante da Aeronáutica. Justificativa: realizar missões de transporte aéreo para apoio em calamidades públicas, ajuda humanitária internacional, transporte de pessoal para ações do governo em regiões carentes e apoio aos pelotões de fronteira, às reservas indígenas e às localidades de difícil acesso na região amazônica e reabastecimento em vôo das atuais e futuras aeronaves de caça do acervo da Força Aérea Brasileira. Valor: R$ 3.028.104.951,07 (três bilhões vinte e oito milhões cento e quatro mil novecentos e cinqüenta e um reais e sete centavos). Amparo legal caput do artigo 25, da Lei 8.666/93. |
O Cronograma
O cronograma abaixo é um indicativo baseado em contato com representantes da empresa.
Duração do projeto total 7 anos
1ª Fase – Definição de componentes e parcerias – 2 anos Data alvo para entrega das primeiras unidades de produção é o ano de 2015. |
Alguns Dados Comparativos Estimados
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C-130J | KC-390 | |
Velocidade cruzeiro km/h | 630 | + 800 |
Teto Operacional ft | 30,500 | 36.000 |
Capacidade de Transporte
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macas | 74 | 82 |
soldados | 92 | 80 |
pára-quedistas | 64 | 64 |
O Compromisso da EMBRAER
No documento divulgado na LAAD pela EMBRAER anunciava de forma marcante:
O EMBRAER KC-390 estabelece um novo padrão para aeronaves de transporte militar médias. O KC-390, um bimotor turbofan com excepcional produtividade operacional, tem o menor custo total do ciclo de vida e a maior disponibilidade em sua classe".
Capaz de ser reabastecido em voo e também de ser rapidamente configurado como avião reabastecedor, o KC-390 usa aviônica no estado da arte, com HUD duplo, e sistema de missão abrangente, incluindo o cálculo preciso do ponto de lançamento de carga (CARP). É dotado de sistema de autoproteção completo e é totalmente compatível com sistemas de visão noturna.
O KC-390 apresenta desempenho de sistema extraordinário e pode operar a partir de pistas curtas e semipreparadas. Um sistema de comandos elétricos de voo (fly-by-wire) com funções otimizadas garante o melhor desempenho de missão e voo seguro com reduzida carga de trabalho da tripulação.
O futuro do transporte aéreo militar chegou: EMBRAER KC-390