A Boeing e a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) concluiram com sucesso o primeiro voo do programa de testes da aeronave reabastecedora KC-46. O avião, um Boeing 767-2C, decolou de Paine Field, Estado de Washington, as 09:29 (PST) e pousou três horas e 32 minutos mais tarde no Boeing Field. A aeronave vai receber os seus sistemas militares dar prosseguimento ao programa de certificação.
Como parte de um contrato celebrado em 2011 para projetar e desenvolver aviões-tanque da Força Aérea de próxima geração, a Boeing está construindo quatro aeronaves de teste – dois 767-2C e dois Reabastecedores KC-46A.
Os 767-2C participam dos testes de voo como cargueiros comerciais antes de receber os sistemas de reabastecimento aéreo, enquanto o KC-46s vai voar como reabastecedor e realizar missões REVO (Reabastecimento em Voo) totalmente equipadas e serem certificadas pela civil FAA (Agência Aeronáutica Americana) e militar.
Boeing prevê entregar os primeiros 18 das 179 aeronaves KC-46 encomendadas pela USAF em 2017.
Nota DefesaNet
A operação de reabastecimento aéreo é fundamental para uma Força Aérea moderna. Com a desativação dos KC-137, e o inexplicável postergamento da assinatura do contrato dos KC-X2 junto a IAI colocou a FAB em uma posição crítica.
Este mercado de aeronaves REVO poderá ser compartilhado com o KC-390 da EMBRAER Defesa & Segurança.
Matérias Relacionadas
Comissão aprova recursos para aquisição de aeronave para a FAB Link
Henrique Gomes – A IAI visa expansão no mercado brasileiro Link
KC-X2 – IAI vence com B767-300ER convertido Link
FAB planta matéria sobre Sucatões Link