A companhia assinou hoje um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca, reforçando ainda mais a colaboração bem-sucedida da Embraer com a indústria local. Acordo proporcionará o aumento da participação da empresa Aero Vodochody no programa C-390 e promoverá uma troca de conhecimento, transferência de know-how e experiência para LOM Praha. Embraer também reforçará sua cooperação com universidades locais em projetos inovadores.
Embraer, líder global na indústria aeroespacial, acaba de anunciar a assinatura de um Acordo de Cooperação Industrial com o Ministério da Defesa da República Tcheca (MOD, na sigla em inglês). Esse acordo estratégico reflete o profundo compromisso da Embraer com o fortalecimento de sua parceria de longo prazo com a República Tcheca. Além disso, a cooperação buscará melhorar as capacidades industriais e tecnológicas locais, ao mesmo tempo que promove a inovação, cria empregos de alta qualificação e contribui para o crescimento do setor aeroespacial e de defesa dos dois países.
Acordos individuais, também assinados durante a cerimônia, proporcionarão o aumento da participação da Aero Vodochody no programa C-390 e troca de conhecimento, transferência de know-how e de experiência para a LOM Praha.
A Diretora Geral de Cooperação Industrial do Ministério da Defesa tcheco, Senhora Radka Konderlova, acrescentou: “A cooperação industrial é uma parte importante de todos os projetos estratégicos de armamento, incluindo a aquisição da aeronave C-390 Millennium. Graças ao seu compromisso de longo prazo com a indústria tcheca, que remonta à fase de desenvolvimento do C-390, a Embraer foi uma excelente parceira durante as negociações do Acordo de Cooperação Industrial. A empresa foi capaz de propor projetos que contribuirão significativamente para a garantia dos interesses essenciais de segurança da República Tcheca. Além disso, a Embraer se compromete a explorar futuras oportunidades para trabalhar com a indústria tcheca para expandir e fortalecer sua cadeia de suprimentos global”.
“Estamos muito satisfeitos em ampliar nossa cooperação com a República Tcheca, uma nação com um rico histórico em defesa e no setor aeroespacial. A Aero Vodochody, a LOM Praha e as universidades locais são parceiros essenciais. Temos expectativa em trabalhar juntos e em contribuir para o crescimento do setor aeroespacial tcheco”, afirma José Gustavo, Vice-Presidente de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Embraer Defesa & Segurança para Europa e África.
“Esse contrato é um marco significativo para a Aero Vodochody, com impacto positivo em todo o setor tcheco. Por meio da nossa cooperação crescente, iremos nos concentrar no desenvolvimento contínuo da cadeia de suprimentos, no investimento em tecnologia e na preparação para o rápido aumento de produção, pontos muito importantes para nossa companhia,” disse Viktor Sotona, Presidente e CEO na Aero Vodochody.
“Esse acordo de cooperação é um grande marco para LOM Praha. Colaborar com a Embraer é a oportunidade perfeita para adquirir uma extensa experiência e conhecimento sobre a nova geração de aeronaves de transporte militar”, disse Jiří Protiva, CEO da LOM Praha.
A Aero Vodochody, uma importante fabricante aeroespacial tcheca, é parceira estratégica e fornecedora no programa C-390 Millennium desde o seu início, em 2011, produzindo a fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e as escotilhas, a rampa de carga e a bordo de ataque fixo. O acordo de cooperação representará um aumento da produção de peças do C-390 fabricadas na Aero, e a implementação de novas capacidades industriais, com um impacto positivo na criação de empregos na República Tcheca e na geração de valor de exportações a partir da empresa.
A LOM Praha, empresa estatal de manutenção, reparo e revisão (MRO, na sigla em inglês), se beneficiará de uma troca de conhecimento na manutenção da aeronave C-390, preparando seus técnicos para a execução de atividades de manutenção básica e intermediária, e possibilitando a integração da empresa na gestão do ciclo de vida do C-390. Além disso, este acordo também permitirá que as empresas explorem outras oportunidades em serviços e suporte para o C-390, abrindo caminho para uma possível parceria de longo prazo.
Este novo marco reforça o compromisso da Embraer em fortalecer seus laços com seus parceiros locais, contribuindo assim para seu crescimento.
Como parte de sua estratégia, a Embraer também pretende colaborar com universidades e instituições de pesquisa locais em projetos aeroespaciais avançados. Essas iniciativas fomentarão a troca de conhecimento, criarão oportunidades para talentos da engenharia do país, e impulsionarão a inovação em tecnologias aeroespaciais de próxima geração.