Os EC725 da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, em exposição na LAAD – Defence & Security 2013, são as recentes unidades saídas da fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), no início deste ano. Essas foram as segundas aeronaves entregues para cada Força, que vão operar um total de 16 helicópteros do modelo.
Do contrato de 50 helicópteros adquiridos pelo Ministério da Defesa, três foram entregues em 2011 e em setembro do ano passado já somavam mais mil horas de voo. As primeiras unidades recebidas passaram por uma fase de adaptação às missões em cada Força, e agora estão sendo utilizadas normalmente em missões de busca e salvamento, transporte, resgate e treinamento.
Ao mesmo tempo, a Helibras continua realizando treinamentos de pilotos e mecânicos militares dessas aeronaves, avançando na capacitação técnica de todos os envolvidos com as operações do EC725 no Território Brasileiro. Em breve, serão oferecidos treinamentos ainda mais especializados para as tripulações do EC725 com a instalação, no Rio de Janeiro, de um simulador de
última geração.
A configuração dos helicópteros que serão utilizados pela Marinha do Brasil está sendo desenvolvida de forma inédita e pioneira pela engenharia da Helibras, para atender especificamente a missão dessa Força.
Ficha Técnica EC725
Capacidade
2 pilotos + 28 combatentes
Pesos
Peso máx. de decolagem: 11.000 Kg
Peso máx. de decolagem com carga externa: 11.200 Kg
Desempenho com peso máximo
Velocidade de cruzeiro rápido: 262 km/h
Alcance com tanque standard: 808 km
Motorização
2 turbinas TURBOMECA MAKILA 2A1
Potência máx. de decolagem (por motor): 2.095 shp
Dimensões
Comprimento (com rotor girando): 19,50 m
Comprimento da fuselagem: 16,79 m
Altura: 4,97 m
Diâmetro do rotor principal: 16,20 m