No âmbito da reunião bilateral entre os dois países realizada esta segunda-feira, o Ministro da Defesa Jorge Taiana e o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Mauro Vieira assinaram uma carta de intenções, para promover negociações contratuais entre o Exército Argentino e a IVECO Veículos de Defesa para incorporar à Força 156 unidades do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas “Guarani 6×6”.
A produção do Veículo Blindado de Combate sobre Rodas “Guaraní 6×6” inclui peças que são fabricadas na República Argentina, mais precisamente na fábrica da Iveco na província de Córdoba.
Além da incorporação de veículos blindados, a carta de intenções incluiu a transferência de tecnologia, para o aumento progressivo da fabricação de peças na Argentina, apoio logístico e treinamento de tripulações e pessoal técnico do Exército Argentino.
Esta assinatura representa um marco na integração das respectivas indústrias e reforça as ações que visam fortalecer a agenda de integração, cooperação e confiança mútua entre os dois países.
Por outro lado, esta aquisição também proporcionará uma melhoria na interoperabilidade entre os exércitos da Argentina e do Brasil, já que o mesmo veículo será operado de um lado da fronteira e do outro.
Das 156 unidades que a Argentina demanda para o Exército, são 120 Veículos de Transporte de Pessoal (VCBR-TP) com torre de metralhadora, 27 Veículos de Combate de Infantaria (VCBR-CI) com torre de canhão e 9 Veículos de Posto de Comando (VCBR-PC).
Matérias Relacionadas
BR-AR – Guarani inicia testes no Ejército Argentino
Brasil – Argentina – Operação Arandu Atividades Operacionais