Os Estados Unidos se preparam para comemorar o décimo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, um fato sem precedentes que desatou a guerra da maior potência do planeta contra a rede terrorista Al-Qaeda.
A seguir, uma cronologia da luta dos Estados Unidos contra esta organização.
–2001–
– 11 de setembro: quatro aviões comerciais, que transportavam um total de 266 pessoas, foram desviados e usados como armas para praticar atentados espetaculares contra as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington. O quarto avião caiu em um campo na Pensilvânia. Foi o atentado mais mortal da história, com um balanço de três mil mortos e desaparecidos.
– 17 de setembro: o presidente americano, George W. Bush, busca Osama bin Laden, líder da Al-Qaeda instalado no Afeganistão desde 1996, "vivo ou morto".
– 18 de setembro: o Congresso autoriza Bush a usar a força contra países, organizações ou indivíduos envolvidos nos ataques.
– 28 de setembro: as Nações Unidas aprovam por unanimidade a resolução 1373 contra "terroristas" e os países que os protegem.
– 7 de outubro: forças americanas e britânicas lançam uma ofensiva contra o regime dos talibãs no Afeganistão. É o primeiro dia dos bombardeios dos Estados Unidos em sua guerra contra o terrorismo. O regime talibã é deposto rapidamente.
– 26 de outubro: Bush assina a controversa "Lei Patriótica" antiterrorista que confere poderes ampliados às forças de segurança para "fazer frente a uma ameaça como nenhuma outra nação enfrentou". A lei foi renovada em maio de 2011 por mais quatro anos.
– 13 de novembro: Bush assina uma ordem que permite que os americanos suspeitos de terrorismo sejam julgados por um tribunal militar especial no lugar dos tribunais civis.
–2002–
– 11 de janeiro: voos americanos levam um primeiro grupo de prisioneiros capturados na guerra do Afeganistão a uma prisão de alta segurança na base naval de Guantánamo, na ilha de Cuba.
– 28 de março: o palestino Abu Zubeida, colaborador de Bin Laden e considerado o responsável pelo recrutamento e pelas operações externas da Al-Qaeda, é detido no Paquistão.
– 3 de novembro: um membro chave da Al-Qaeda no Iêmen, Ali Qaed Senyan Al-Harthim, é assassinado em um ataque com aviões não tripulados da CIA neste país.
–2003–
– 1º de março: o número três e suposto cérebro dos atentados do 11 de setembro, Khaled Sheikh Mohamed, é detido no Paquistão.
– 10 de setembro: a rede de TV Al Jazeera difunde um vídeo que mostra Osama bin Laden e o número dois da Al-Qaeda, Ayman Al Zawahiri, caminhando em uma região montanhosa.
–2004–
– 19 de março: Bin Laden e Al Zawahiri estão a salvo no Afeganistão e não no vizinho Paquistão, onde ocorre uma intensa caçada humana, diz um porta-voz talibã.
–2005–
– 2 de maio: o líbio Abu Faraj, considerado número três da Al-Qaeda e líder da rede no Paquistão, é detido no noroeste do país.
– 11 de agosto: o jordaniano de origem palestina Abu Qatada, suposto líder espiritual da Al-Qaeda na Europa, é detido no Reino Unido, pela segunda vez.
–2006–
– 7 de junho: o número um da Al-Qaeda no Iraque, o jordaniano Abu Musab al Zarqawi, morre em um ataque aéreo durante operação americana-iraquiana no norte de Bagdá.
–2008–
– 29 de janeiro: um míssil americano mata o comandante da Al-Qaeda no Afeganistão, Abu Laith al Libi, um dos principais assessores de Bin Laden, no noroeste do Paquistão.
– Agosto: os Estados Unidos intensificam sua campanha de aviões não tripulados contra militantes da Al-Qaeda e os insurgentes paquistaneses nas zonas tribais do Afeganistão.
–2009–
– 20 de janeiro: o presidente Barack Obama chega ao poder. Pede que se intensifiquem os ataques aéreos, o que reduziu consideravelmente a Al-Qaeda.
– 5 de agosto: o líder dos talibãs paquistaneses Baitullah Mehsud morre ao ser atingido por um míssil americano no cinturão tribal do Waziristão do Sul.
–2010–
– 1 de junho: a Al-Qaeda anuncia a morte de seu líder no Afeganistão, o egípcio Mustafah Abu al Yazid, considerado o número três da rede de Osama bin Laden.
–2011–
– 1º de maio: Obama anuncia que os Estados Unidos matou Bin Laden em uma operação de um comando em Abbottabad, cidade situada 50 km ao norte de Islamabad. O corpo do líder da Al-Qaeda foi lançado ao mar.