Militantes do Talibã tentaram atacar a Embaixada dos Estados Unidos e o quartel-general da Otan no centro da capital do Afeganistão, Cabul, na manhã desta terça-feira. As informação falam da ocorrência de explosões e trocas de tiros nos arredores da embaixada e do quartel da Otan. Acredita-se que insurgentes estejam escondidos dentro de um prédio na área, de onde estariam coordenando a ação de vários homens-bomba e militantes armados.
O ataque desta terça-feira ocorre algumas semanas depois do atentado no escritório do Conselho Britânico em 19 de agosto, quando homens-bomba mataram 12 pessoas. O Talibã também assumiu a responsabilidade por este ataque, dizendo que ele marcava o aniversário da independência do país em relação à Grã-Bretanha em 1919.
Ação coordenada
Segundo o correspondente da BBC em Cabul, Quentin Sommerville, o episódio de violência desta terça-feira parece ser um ataque complexo envolvendo uma série de homens-bomba. Ele afirma que alguns insurgentes se refugiaram em um edifício parcialmente construído que dá acesso a uma vista para a área central da cidade, de onde eles poderiam coordenar as ações dos militantes. Sommerville também diz ter visto lança-granadas sendo disparados no local.
Relatos iniciais sugerem que pelo menos quatro homens-bomba estiveram envolvidos no ataque, com um deles supostamente detonando um colete com explosivos em um táxi. Além do quartel-general da Otan, da embaixada americana e de outras embaixadas, o centro da cidade também abriga prédios de diversos ministérios e o palácio presidencial do Afeganistão.