A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação de um atentado terrorista na tarde desta sexta-feira (22JUL11) em um hotel de luxo da capital paulista.
Mais de cem homens, entre policiais de grupamentos especiais, bombeiros e agentes de trânsito, vão participar da operação que simula a explosão de bombas.
Segundo a PM, a simulação é motivada pelos grandes eventos que a cidade recebe e vai receber, como a Copa-2014.
A simulação foi realizada no hotel Grand Hyatt, na avenida das Nações Unidas, na zona sul. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) interditou a rua Evandro Carlos de Andrade, entre a Nações Unidas e avenida Chucri Zaidan, desde as 6h.
Os preparativos começaram de a manhã, com a checagem de equipamentos e a instalação de explosivos, mas a simulação começou às 14h e durou cerca de uma hora.
O cenário da simulação tem quase todos os apartamentos do hotel ocupados, com muitos hóspedes estrangeiros.
Na situação simulada, dois terroristas hospedados no local instalarão três bombas: dentro do hotel, na suíte presidencial e em um carro.
Após as explosões, começará o plano de salvamento, começando pela retirada das vítimas –que estarão maquiadas simulando ferimentos.
Em seguida chegarão as equipes dos bombeiros, com motos operacionais, veículos para controlar o incêndio e atender vítimas e cães farejadores.
O helicóptero Águia da PM atuou simultaneamente, com equipes de resgate descendo por corda até a suíte presidencial.