Após terem tomado na sexta-feira (12/08) a importante cidade portuária de Brega, os rebeldes líbios afirmam agora terem invadido a costeira Sawija, localizada a apenas 50 quilômetros da capital do país, Trípoli. Jornalistas relataram ter visto comemorações de insurgentes no centro da cidade.
Críticas à Otan
Ibrahim criticou as ações da Otan e disse estar informado sobre os planos de futuros ataques da aliança. "Recebemos informações de que a Otan planeja atacar a fronteira em Ras Adjir para ajudar os rebeldes," disse. O porta-voz classificou o suposto plano como "extremamente perigoso", porque todos os dias muitos civis, especialmente crianças e mulheres, atravessam aquela fronteira.
Um repórter da agência AP relatou ter visto centenas de moradores saudando as tropas rebeldes nas ruas de Sawija. As tropas de Kadafi estariam entrincheiradas em alguns distritos, à espera de reforços de Trípoli. Um correspondente da agência Reuters também informou ter visto cerca de 50 rebeldes comemorando a vitória em um mercado central da cidade.
Na última sexta-feira, os rebeldes conseguiram conquistar a cidade portuária de Brega, estrategicamente importante por estar localizada perto dos mais importantes campos petrolíferos do país. Apesar das pequenas vitórias da oposição, não há perspectiva para uma solução do conflito. O governante Muammar Kadafi ainda conta com apoio suficiente, inclusive de parte da população, e diz estar disposto a lutar até o fim.
Revisão: Mariana Santos