A principal base americana no Iraque, Victory Base Complex, onde funcionava, entre outros, o comando central dos Estados Unidos e a cela de Saddam Hussein, foi entregue às forças iraquianas nesta sexta-feira.
"A Victory Base Complex foi entregue oficialmente por escrito ao governo iraquiano nesta manhã. A base não está mais sob controle americano e se encontra agora sob total autoridade do governo iraquiano", afirmou o coronel Barry Johnson.
A transferência da base não teve uma cerimônia especial, apenas a assinatura dos documentos, como em uma "negociação imobiliária", afirmou o porta-voz militar.
De acordo com a tenente-coronel Angela Funaro, também porta-voz do Exército americano no Iraque, os Estados Unidos contam agoram com apenas cinco bases no país.
Em Base Victory moravam mais de 100.000 pessoas, sendo 42.000 militares e mais de 65.000 funcionários de empresas privadas.
A base se parecia com uma pequena cidade dos Estados Unidos, com as casas pré-fabricadas, as ruas Liberty, Victory ou Lost Lake, os supermercados e lojas de fast-foods.
Alguns setores do complexo já foram transferidos aos iraquianos, incluindo cinco dos nove palácios construídos por Saddam Hussein, com suas palmeiras e os lagos artificiais.
A retirada das tropas americanas do Iraque está prevista para até o fim do ano, em cumprimento a um acordo assinado em 2008.
A saída das tropas americanas provoca inquietação sobre a capacidade das forças de segurança iraquianas para garantir a estabilidade e a segurança no país.