Colômbia adquiriu onze novos sistemas de radares para blindar sua costa, anunciou em 18 de agosto o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, durante a inauguração da nova estação da Guarda-Costeira de Coveñas.
“O país estará blindado nos próximos anos, a costa colombiana estará blindada com a aquisição de onze sistemas de radar que vigiarão o litoral e as embarcações em alto mar”, informou Pinzón.
O ministro explicou que com esses novos equipamentos de vigilância e controle será possível melhorar o combate não apenas ao narcotráfico, mas também ao contrabando e ao tráfico de armas, entre outros crimes.
“Isto permitirá que nos próximos dois anos a costa colombiana esteja protegida por um sistema de radar que permitirá localizar, em alto mar e no litoral, qualquer comportamento irregular”, informou a autoridade diplomática.
O ministro acrescentou ainda: “isto também serve para melhorar a navegação civil, porque com bons sistemas de radares, como ocorre com o controle aéreo, será possível identificarmos as rotas de navegação e quais navios estão navegando”.
Por fim, o ministro da Defesa Juan Carlos Pinzón anunciou o fortalecimento das capacidades do corpo da Guarda-Costeira, com a aquisição de três novas embarcações patrulheiras de costa e 12 novas lanchas rápidas do tipo Midnight.