O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou condolências à Noruega após dois ataques mortíferos ocorridos nesta sexta-feira. O americano cobrou cooperação global contra o terrorismo.
Em discurso depois de reunião com o primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, Obama afirmou que os ataques são um lembrete para a comunidade internacional. "Temos que trabalhar juntos de forma cooperativa na inteligência e em termos de prevenção deste tipo de ataques horríveis", afirmou Obama.
O presidente americano, que esteve em Oslo em 2009 para receber o prêmio Nobel da Paz, relembrou com carinho a recepção que teve no país. "Gostaria de estender pessoalmente minhas condolências ao povo da Noruega".
"Nossos corações estão com eles e forneceremos todo o suporte que pudermos", disse Obama, que recebeu um relatório sobre os ataques de seu principal assessor de contraterrorismo, John Brennan.
O porta-voz do departamento de Estado, Heide Bronke Fulton, disse que a embaixada em Oslo pediu para que todos os cidadãos americanos evitem o centro da capital norueguesa.
"Os Estados Unidos ofereceram ajuda às autoridades norueguesas, mas não foram feitas solicitações concretas até agora", afirmou Fulton.
(Com Agência France-Presse)