(MSN) O governo norueguês irá comprar 54 tanques Leopard 2 de fabricação alemão para substituir progressivamente o seu equipamento existente e reforçar as suas capacidades de defesa no meio de tensões crescentes no Leste Europeu, anunciou sexta-feira o primeiro-ministro Jonas Gahr Store.
Advertiu que a Europa se encontra numa situação sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial e vê a necessidade de dedicar parte do orçamento da defesa à aquisição de mais tanques. Oslo está inclinado para o Leopardo alemão 2A7, embora as primeiras unidades só cheguem em 2026, de acordo com a NRK.
Num primeiro pacote, as autoridades norueguesas irão comprar 54 Leopards, mas reservam-se o direito de comprar mais 18. O parlamento norueguês aprovou no ano passado a modernização do arsenal de tanques do país, mas o chefe das forças armadas norueguesas, Eirik Kristoffersen, aconselhou inicialmente contra a compra.
O Ministro da Defesa Bjorn Arild Gram, que também participou no anúncio, explicou que tiveram em conta todas as opiniões, mas chegaram à conclusão de que a Noruega precisa de mais tanques, em linha com as capacidades de outros países aliados.
A Noruega tem atualmente 36 unidades em serviço, e está à espera de ver quantas pode enviar para a Ucrânia. Oslo confirmou que irá contribuir com veículos blindados para reforçar as capacidades militares das Forças Armadas Ucranianas, mas não forneceu pormenores.
Fonte: (EUROPA PRESS)