A Otan anunciou neste sábado a captura no Afeganistão de Haji Mali Khan, um dos dirigentes extremistas mais importantes da rede talibã Haqqani.
O detido, tio do líder da rede Sirajuddin Haqqani, foi preso na terça-feira na região sudeste do Afeganistão em uma operação conjunta entre as forças afegãs e a coalizão internacional, informou a Otan em um comunicado.
A rede Haqqani, fundada por Jalaluddin Haqqani, ex-mujahedin e herói da resistência a União Soviética nos anos 1980, que depois se tornou aliado dos talibãs, é o grupo insurgente mais ativo e mais temido pelas forças internacionais no Afeganistão.
Jalaluddin, membro do Conselho Supremo dos Talibãs dirigido pelo mulá Mohamed Omar, entregou o comando operacional da rede a seu filho Sirajuddin Haqqani. O grupo opera a partir de suas importantes bases de retaguarda nas zonas tribais paquistanesas na fronteira com o Afeganistão.
"Haji Mali Khan era um dos principais dirigentes da rede Haqqani", afirma a Isaf, a força da Otan no Afeganistão, em um comunicado.
"Sabemos que é um membro da família de Sirajuddin Haqqani, talvez um primo, mas não tenho certeza de que seja um comandante ativo da rede Haqqani", declarou à AFP Lutfullah Mashal, porta-voz do serviço secreto afegão, o NDS.
Artigo relacionado:
Saiba mais sobre o Haqqani, grupo paquistanês que atormenta EUA