O ditador líbio Muamar Kadafi teria elaborado um "plano suicida" para o caso de as forças opositoras ao regime atacarem a capital, Trípoli, reduto do tirano. Segundo o emissário russo para o conflito, Mikhail Marguelov, se Kadafi perceber que está prestes a perder a cidade, ele pode explodir o território.
"O primeiro-ministro líbio me disse em Trípoli: 'se os rebeldes tomarem a cidade, a cobriremos de mísseis e a explodiremos'", declarou Marguelov ao jornal Izvestia. "Penso que o regime de Kadafi tem realmente um plano suicida neste estilo", completou.
O representante russo afirmou ainda que não faltarão armas para que o tirano cumpra seu intuito. "Kadafi não utilizou um só míssil terra-terra, e tem muitos. Duvido que lhe faltem armas. Em tese, Trípoli pode ter poucas munições para os tanques e as armas leves, mas o coronel tem uma grande quantidade de mísseis e explosivos."
As declarações do emissário só comprovam que, apesar do otimismo que alguns países insistem em alimentar, o ditador permanece firme em sua resistência na Líbia e nem cogita a possibilidade de deixar o poder.
(Com agência France-Presse)