O Irã se recusou brevemente a permitir que o avião da chanceler (primeira-ministra) alemã, Angela Merkel, atravessasse o espaço aéreo do país a caminho da Índia, obrigando a aeronave a sobrevoar a Turquia durante quase duas horas antes de ter permitida sua passagem.
Merkel, a mais recente de uma série de líderes mundiais a viajar à Índia em busca de negócios com a terceira maior economia da Ásia, pousou com segurança, mas o ministro alemão de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, convocou o embaixador iraniano na Alemanha para uma conversa após o incidente.
"Estou muito contente de ter chegado aqui com segurança", disse Merkel em coletiva de imprensa conjunta com o premiê indiano, Manmohan Singh.
"Nós nunca tivemos uma experiência como essa antes", acrescentou o porta-voz de Merkel, Steffen Siebert.
A Alemanha, junto com os Estados Unidos e outras potências do Ocidente, estão em desacordo com o Irã por conta do polêmico programa nuclear iraniano.
A União Europeia estendeu significativamente as sanções à República Islâmica na semana passada, indicando a crescente frustração sobre a falta de progresso nas negociações nucleares com a República Islâmica.