Search
Close this search box.

Guerrilheiro deserta com refém equatoriano sequestrado na Colômbia

Um guerrilheiro do ELN desertou na companhia de um cidadão equatoriano, sequestrado no sul da Colômbia em 2010, e depois de quatro horas de caminhada conseguiu chegar a uma guarnição da Marinha, informou nesta segunda-feira um relatório militar.

Segundo o relatório, o guerrilheiro do Exército de Libertação Nacional (ELN) desertou no domingo de manhã, na companhia de Orlando Ibarra, um cidadão equatoriano sequestrado em 2 de agosto de 2010 e que era mantido em uma região rural do município de Samaniego, no sul do departamento de Nariño.

Em breves declarações a repórteres nesta segunda-feira, Ibarra relatou que um de seus captores propôs fuga, mas, inicialmente, ele não acreditou. "Ele me perguntou se eu queria fugir, e eu disse para ele não brincar comigo. Ele contestou: quer fugir, e eu disse, vamos", afirmou o libertado. Ibarra, um administrador de empresas de 39 anos, foi sequestrado em seu escritório na cidade colombiana de Ipiales (Nariño, que faz fronteira com o Equador), onde vivia há dez anos.

De acordo com o relatório, após a fuga o sequestrador e seu refém caminharam durante quatro horas até encontrarem a Quarta Brigada da Marinha. De imediato, o exército ordenou que tropas e aviões protegessem a área para remover o refém e o ex-insurgente da área. O relatório militar afirma que Ibarra, será transferido para Bogotá para ser entregue a sua família.

O ELN é o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia, com cerca de 2,5 mil homens armados, segundo dados do ministério da Defesa.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter