DE SÃO PAULO- O governo brasileiro deu ao Exército do Paraguai uma ajuda de US$ 1,7 milhão para que integrasse a missão de paz no Haiti, segundo telegrama da Embaixada dos EUA em Assunção.
O dinheiro foi usado para o conserto de 40 veículos blindados e a compra de equipamentos para 30 militares.
De acordo com documento de 2006, vazado pelo site WikiLeaks e divulgado pela agência Pública, o apoio surgiu após críticas de paraguaios ao Mercosul e à Usina de Itaipu.
A embaixada conclui que, sempre que os paraguaios reclamam dessas questões, o Brasil oferece dinheiro para fazê-los "felizes".
Segundo o Ministério da Defesa, os dois países têm um acordo e desde 2007 o Brasíl repassa R$ 120 mil por ano ao Paraguai para pagar as despesas dos soldados no Haiti.
DefesaNet Uma notícia que os leitores de DefesaNet acompanharam passo a passo. Veja nos links abaixo a modernização das viaturas do Exército do Paraguai, executadas pelo Comando Militar do Oeste, então comandado pelo Gen De Nardi, atual Comandante do Estado-Maior Conjunto. A matéria foi publicada em 2007. As tropas paraguaias têm sido treinadas dentro do Brasil. A Nota da Embaixada Americana demonstra na realidade o que os analistas do Wikileaks nunca avaliam – A real importância da mensagem, qual a razão da Embaixada Americana mencionar este anúncio, que muito provavelmente foi coletada até das páginas do DefesaNet. Esclarecedora é a matéria “Diplomacia de Blindados” de 2007. Link O Editor |