No dia 7 publicamos a matéria do Diário Catarinense de 02 Julho com o início das buscas ao U-513.
A família Schürmann encontrou nesta quinta-feira, no Litoral Norte de Santa Catarina, o submarino alemão U-513, naufragado em 19 de julho de 1943. Ele foi encontrado a 75 metros de profundidade. Foram dois anos de buscas até encontrar a embarcação nazista conhecida como Lobo Solitário.
O comunicado foi feito via satélite na noite de quinta-feira (14JUL11) direto do veleiro Aysso pelo velejador e capitão da expedição, Vilfredo Schürmann. A família deve chegar em Itajaí nesta sexta-feira, quando irá mostrar imagens e aprofundar as informações.
Desde a 2ª Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra, 10 submarinos alemães e um italiano afundaram na costa brasileira. Apenas este foi encontrado. Ele pertencia ao capitão Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Adolf Hitler com a Cruz de Ferro por ter afundado o porta-aviões inglês HMS Ark Royal, quando comandava o U-81.
A Ação
As 7h21min, de 19 de julho de 1943, o hidroavião americano PBM5 Mariner decola de Florianópolis para patrulhar a Costa Catarinense. No meio da tarde, surge um ponto no radar, o U-513. O hidroavião joga 225 quilos de bombas, sendo que duas acertam o submarino.
O submarino afunda, com 46 homens dentro, que morrem. Sete sobrevivem, entre eles o capitão
O USS Barnegat resgata os sobreviventes.