O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou nesta segunda-feira uma de suas aparições televisivas a bordo de um trator e com chapéu de palha, no estado de Barinas, onde o político nasceu.
Vestido com a roupa esportiva que veio usando ao longo de recuperação, Chávez falou sobre o aumento da produção agrícola ao longo de seu governo e conversou com criadores de gado e trabalhadores do campo em um ato divulgado pelas cadeias de TV e rádio.
O governante venezuelano voltou a aparecer com constância a partir do dia 1º de julho, quando começou oficialmente a campanha eleitoral para as eleições de 7 de outubro, quando enfrentará o candidato de oposição, Henrique Capriles.
Chávez confirmou no último dia 9 de julho que está "totalmente livre" do câncer que foi diagnosticado em junho de 2011, e nas "melhores condições" para iniciar a campanha eleitoral, na qual tentará sua terceira reeleição.
O chefe de Estado venezuelano anunciou a doença no dia 30 de junho do ano passado, antes de um discurso em Cuba, e realizou o tratamento de quimioterapia no país cubano.
Posteriormente, em 10 de setembro de 2011, disse que havia "derrotado" o câncer, mas em fevereiro deste ano teve que passar novamente pela sala de cirurgia por conta de um tumor, além de se submeter a sessões de radioterapia.
Chávez disse que o tumor estava localizado na região pélvica, mas não especificou o tipo e nem a gravidade do câncer.