Caças militares britânicos e franceses foram mobilizados nesta quinta-feira para investigar supostos aviões de combate russos sobrevoando o Mar do Norte, disseram autoridades. O coronel Cyrille Duvivier, porta-voz da Força Aérea Francesa, disse à Reuters que um ou vários aviões russos foram detectados e que as ações não eram hostis.
“Os mecanismos de resposta habituais foram acionados: caças Rafale decolaram no final da manhã a partir da base de Saint-Dizier com um avião de reabastecimento e se posicionaram para uma possível intervenção”, disse Duvivier.
Yesterday, Typhoons from @raflossiemouth scrambled to monitor two Russian bombers approaching UK airspace. RAF Quick Reaction Alert (QRA) aircraft are on standby to provide UK air defence 24 hours a day, 365 days a year!
Read the full story: https://t.co/L93ZZdr2yd pic.twitter.com/xCZT2gOlgm
— Royal Air Force (@RoyalAirForce) 21 de setembro de 2018
Os jatos da Real Força Aérea (RAF) britânica monitoram regularmente aviões russos perto do espaço aéreo do Reino Unido e interceptaram jatos perto da Romênia no mês passado.
O ministro de Estado britânicos para as Forças Armadas, Mark Lancaster, falou sobre “uma Rússia cada vez mais assertiva” em um discurso em Londres em julho.
Ele disse que a RAF teve que mobilizar jatos mais de 80 vezes na última década para interceptar aviões militares russos.
Caças britânicos Typhoon acompanha Tu-160 Blackjack russo sobre Mar do Norte