Search
Close this search box.

BR – AR – Ministros da Defesa do Brasil e Argentina discutem Relações Bilaterais e Argentina avança negociação Guarani  

O ministro da Defesa da Argentina, Jorge Enrique Taiana, viajou ao Brasil com uma importante agenda de trabalho sobre cooperação em defesa, que incluiu um encontro com seu homólogo da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e um encontro com o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Barbosa .

Ministerio Defensa
Argentina
3 de Março de 2023

Durante sua estada em Brasília, Taiana também foi recebido pelo assessor especial da Presidência, Celso Amorim, e teve a oportunidade de conversar com o presidente Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

Durante a visita, o ministro pôde abordar diversos aspectos do relacionamento bilateral e aprofundar temas de interesse mútuo no campo da Defesa, integração regional e cooperação na indústria de Defesa.

Ao final do encontro com o ministro Múcio Monteiro, Taiana assegurou que “com o Brasil temos uma relação estratégica e muitos projetos em comum em matéria de Defesa que queremos continuar aprofundando, como a aquisição de blindados sobre rodas, o Estado-Maior Conjunto Binacional e a Cooperação Produtiva da Defesa. Este encontro fortalece as relações entre Argentina e Brasil em matéria de defesa e reforça o compromisso de ambos os países de trabalharem juntos”.

Entre os temas da pauta, discutiu-se a Integração Produtiva da Defesa Argentino-Brasileira, especificamente sobre a incorporação para o Exército Argentino do blindado de rodas “Guaraní 6×6”, após a assinatura da carta de intenções em janeiro de este ano entre os dois países.

Da mesma forma, os funcionários expressaram sua intenção de aprofundar a cooperação no campo da Doutrina Militar Combinada e a iniciativa de constituir um Estado-Maior Conjunto Binacional. Nessa linha, também foram abordados exercícios conjuntos, como o exercício binacional “Operação Arandú”, a ser realizado em julho deste ano em Campo General Avalos, na província de Corrientes.

Durante o encontro, também foi confirmada a participação de uma delegação do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e de empresas argentinas da indústria de defesa na “Expo Latino-Americana Aeroespacial e de Defesa” LAAD 2023” a ser realizada de 11 a 14 de setembro. Abril em Rio de Janeiro.

Por outro lado, em termos de cooperação para a manutenção da paz e a integração em defesa da América do Sul, ambos os países manifestaram seu entusiasmo e compromisso no desenvolvimento da II Conferência Latino-Americana de Operações de Paz e da XVI Conferência de Ministros de Defesa da das Américas, ambos presididos pela Argentina.

O Ministro Taiana foi acompanhado em sua viagem pelo Secretário de Assuntos Internacionais da Defesa, Francisco Cafiero, e pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Argentino, Tenente-General Guillermo Olegario Pereda.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter