O barco russo "MV Alaed", que transportava helicópteros Mi-25 em direção à Síria, mas que voltou à Rússia para evitar ser interceptado, encontra-se no porto de Murmansk (sul) à espera de novas ordens, indicou a companhia russa Femco, operadora deste cargueiro. A embarcação "está esperando novas instruções", indicou a Femco em um comunicado.
Horas antes, uma fonte diplomática russa não identificada havia indicado à agência Interfax que o barco tentaria novamente levar os helicópteros à Síria com bandeira russa.
As autoridades russas anunciaram na quinta-feira que o "MV Alaed", que zarpou no dia 11 de junho "com helicópteros Mi-25 a bordo que pertencem à Síria", com bandeira de Curaçao, chegaria neste sábado a Murmansk "para passar sob bandeira russa".
As potências ocidentais e a Rússia estão divididas sobre a Síria. As primeiras pedem a saída de Assad e sanções da ONU para que o plano de paz do emissário internacional Kofi Annan seja aplicado, enquanto os russos rejeitam a ingerência estrangeira no país.