Saint-Cloud – Neuilly – A DGA (Agência de compras de armamentos da França) aceitou oficialmente a entrega do Rafale C137, o primeiro Rafale de produção equipado com o radar THALES RBE2 AESA,na planta de Mérignac da Dassault Aviation, próximo a Bordeaux.
O Rafale é o primeiro caça europeu em operação a ser equipado com um radar AESA
O radar RBE2 AESA incorpora uma série de capacidades operacionais ao caça Rafale;.-maior alcance na capacidade, capacidade de detecção de aeronaves com capacidades discretas e a capacidade de operar novas armas como o míssil ar-ar Meteor, maior confiabilidade com menor demanda de manutenção e menor custo operacional, grande agilidade para geração de imagens SAR (Synthetic Aperture Radar), maior capacidade de resistir a interferências .
Dassault Aviation e Thales têm a satisfação de equipar as Forças Armadas Francesas com este radar de avançada tecnologia, que está entrando em serviço operacional em um caça europeu pela primeira vez.
O projeto foi completado “ on time and on budget” ,e tem o sue sucesso creditado a extraordinária cooperação entre o DGA e as empresas envolvidas no projeto do radar RBE2 AESA.
As versões de exportação do caça Rafale também serão equipados com o radar de tecnologia AESA.