Além de intensificarem suas atividades, as Forças Armadas também oferecem serviços de saúde às comunidades indígenas e ribeirinhas
Comando Conjunto UPIARA, por Tenente Braga E Tenente Johny lucas
Em nova fase da Operação Ágata Amazônia, por meio Comando Conjunto UPIARA, as Forças Armadas brasileiras estão realizando uma série de ações integradas para combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais na região amazônica. As operações navais, terrestres e aéreas visam dissuadir a presença de grupos armados, reduzir o garimpo ilegal e o tráfico de drogas, além de fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira. A área de operações compreende mais de 600 mil quilômetros quadrados, com foco especial nas regiões do Vale do Javari, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e Santa Izabel do Rio Negro.
Além das ações de combate aos ilícitos transfronteiriços, a Operação Ágata Amazônia 2024 também levará atendimentos de saúde básica para as comunidades indígenas e ribeirinhas na área de operações.
A iniciativa conta com a participação de cerca de 1.500 militares das três Forças Armadas, em conjunto com 56 agentes de 14 órgãos de segurança e agências civis, como a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Censipam, IBAMA, FUNAI, Receita Federal, ICMBio, Distrito Sanitário Especial Indígena, Ministério da Agricultura e Pecuária, Polícia Civil e Militar.
Os resultados preliminares da operação já demonstram a eficácia das ações integradas com a neutralização de 82 dragas e a colaboração na apreensão de 4 toneladas de cocaína e pasta base, além da destruição de equipamentos utilizados em atividades ilegais. Essa união de esforços reforça o compromisso do Brasil em proteger a Amazônia e combater os delitos em suas diversas manifestações.
Operação Ágata Amazônia 2024 – O Comando Conjunto Ágata Amazônia se consolidou como uma ação estratégica do Ministério da Defesa, autorizada por meio da portaria GM-MD nº 3.628, de 30 de julho de 2024, para fortalecer a presença do Estado na Amazônia e combater os crimes transfronteiriços e ambientais, além de promover a presença do Estado e levar cidadania às populações indígenas e ribeirinhas com as Ações Cívico Sociais (ACISO) e Ações de Assistência Hospitalar (ASSHOP). A Operação Ágata Amazônia 2024, Comando Conjunto UPIARA, demonstra o compromisso inabalável das Forças Armadas com a proteção da Amazônia e do meio ambiente.
Fotos: Operação Ágata Amazônia – Comando Conjunto UPIARA