Cães de detecção foram utilizados em ação coordenada junto à Receita Federal
Agência Força Aérea – CECOMSAER, por Tenente-Coronel Zucarelli
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Batalhão de Garantia da Lei e da Ordem do Rio de Janeiro, realizou, no dia 10/11, uma ação de Polícia da Aeronáutica que consiste na utilização de cães especializados a fim de detectar drogas, armamentos e outros ilícitos que estejam chegando pela área de remessa postal internacional do Aeroporto do Galeão.
A ação foi coordenada junto à Receita Federal e contou com a participação de militares do Grupo de Defesa e Segurança da FAB e agentes da receita responsáveis por definir o processo de seleção e farejamento do material, corroborando uma das premissas básicas do planejamento da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que é a colaboração entre as Agências com vistas ao aumento da efetividade das atividades de fiscalização.
O Comandante do Batalhão de GLO, Coronel de Infantaria Rodrigo Alves dos Santos, comentou sobre a relevância dessa operação. “Essa ação é muito importante, pois degrada a capacidade das Organizações Criminosas na repressão das ações ilícitas, por meio de ação de Força Aérea em coordenação com a Receita Federal”, afirmou.
A Força Aérea Brasileira foi acionada pelo Governo Federal para atuação na GLO, conforme Decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecimento do combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas por meio de ações preventivas e repressivas.
Fotos: Tenente-Coronel Zucarelli / CECOMSAER