Search
Close this search box.

Viasat apresenta AIR-IQ: a próxima geração de conectividade inteligente e flexível para operações militares

Nova tecnologia oferecerá solução ISR aérea mais rápida e com disponibilidade garantida em qualquer lugar do mundo

FARNBOROUGH – A Viasat Inc., líder global em comunicações via satélite, apresentou nesta terça-feira o AIR-IQ, sua nova solução de conectividade que será lançada em breve, projetada para fornecer comunicações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) mais rápidas e inteligentes para missões governamentais e militares em todo o mundo.

O AIR-IQ ajudará os militares a terem uma visão mais clara e precisa do campo de batalha, garantindo que os usuários tenham acesso a inteligência confiável e em tempo real para tomar decisões rápidas e seguras. A conectividade robusta de ISR oferece uma compreensão de 360 graus de zonas de conflito, proporcionando aos usuários militares uma vantagem crítica onde e quando mais importa – reduzindo riscos e aumentando o sucesso da missão, sempre com os mais altos padrões de segurança.

A solução da Viasat foi projetada para atender aos intensos requisitos de missões ISR tripuladas e não tripuladas para governos ao redor do mundo. Disponível nos próximos meses, o AIR-IQ terá a capacidade de alternar entre conectividades de baixa e alta taxa de transferência, conforme as necessidades da missão. Essa capacidade automatizada visa eliminar atritos, otimizar eficiência de banda e custos e oferecer velocidades mais altas quando necessário, com transferências de dados acima de 10 Mbps.

Para atender às complexas demandas das missões, o AIR-IQ fornecerá conectividade multibanda resiliente para operações em áreas congestionadas nas bandas Ka (comercial e militar), Ku e L, permitindo que os clientes acessem diferentes serviços e mudem entre as frequências conforme necessário.

“Buscamos simplificar a conectividade ISR, para que os usuários possam focar no que realmente importa: melhorar o reconhecimento da situação e obter vantagem no campo de batalha. O AIR-IQ oferecerá uma solução de conectividade robusta, confiável e flexível, projetada para se adaptar às necessidades da missão instantaneamente. Nós o desenvolvemos para fornecer a velocidade e o desempenho necessários para potencializar as comunicações de missão em tempo real”, afirma Todd McDonell, Presidente da Viasat International Government. “Nosso foco constante em inovação e nas necessidades dos clientes é a força motriz por trás do AIR-IQ, oferecendo um equilíbrio entre flexibilidade e confiabilidade para operações em qualquer ambiente”, complementa o executivo.

Os serviços do AIR-IQ serão altamente flexíveis para atender à diferentes necessidades e permitir operar com outras redes. Os operadores também poderão gerenciar múltiplas aeronaves em uma frota e alternar redes de forma transparente à medida que os requisitos da missão mudam, tudo dentro de uma única capacidade AIR-IQ. Além disso, a Viasat continuará mantendo a alta taxa de confiabilidade de seus serviços com informações precisas e de acordo com o nível de serviço.

Esta nova tecnologia será entregue pela Viasat e suas redes parceiras, aproveitando aplicações de redes definidas por software para rotear de forma inteligente ou até dividir o tráfego para a banda e rede mais apropriada, evitando falhas. Esta capacidade ajudará a proporcionar o transporte de dados de forma mais segura, fundamental para operações e segurança do combatente em missão.

A atual frota de satélites da Viasat – juntamente com seus futuros satélites previstos para entrar em serviço nos próximos quatro anos – está projetada para fornecer cobertura global e maior capacidade onde for necessária, incluindo cobertura na região do Ártico para atender às emergentes demandas governamentais e de missões ISR.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter