O evento, que reuniu cerca de 70 participantes, expôs a evolução da metodologia BIM em diversas frentes
Agência Força Aérea: CEPE, Capitão Nunes E Ten Vieira
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Diretoria de Infraestrutura Aeronáutica (DIRINFRA) promoveram, nos dias 18 e 19/09, o 2º Workshop HUBBIM em São José dos Campos (SP). O principal objetivo do evento foi avaliar os avanços na disseminação da metodologia Building Information Modelling (BIM) na Força Aérea Brasileira (FAB), no escopo da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling, denominada Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.377/2018 e atualizada pelo Decreto nº 11.888/2024. Ainda nesse contexto, o Decreto nº 10.306/2020 estabeleceu a implementação do BIM em obras e serviços de engenharia pela administração pública federal, com etapas previstas até 2028.
O BIM é um conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, colaborativamente, modelos digitais de uma construção, de forma a servir potencialmente a todos os participantes do empreendimento durante o ciclo de vida da construção.
As apresentações abordaram a evolução da metodologia BIM em diversas frentes. Durante o workshop, também foi ressaltada a necessidade de consolidar as informações e processos relacionados ao BIM em um ambiente centralizado e integrado. Em uma organização de grande porte como a FAB, onde diferentes unidades operam em variados estágios de maturidade, a ausência de um sistema único de gestão pode resultar em esforços redundantes, soluções isoladas e falta de visibilidade sobre as melhores práticas. Ao centralizar esses dados em uma plataforma colaborativa na nuvem, será possível unificar e padronizar processos desde a concepção e modelagem dos projetos até as fases de construção e gestão do ciclo de vida dos empreendimentos.
A funcionalidade do BIM não se limita à etapa de projeto, abrangendo também a execução, manutenção e operação das infraestruturas ao longo de todo o seu ciclo de vida, promovendo uma gestão integrada e contínua. O modelo BIM permitirá não só a otimização do fluxo de trabalho e maior eficiência nos projetos, como também garantirá que o conhecimento acumulado seja aplicado de maneira coordenada em todas as fases dos empreendimentos, maximizando a longevidade e a eficácia dos recursos.
Ao possibilitar o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre os militares da FAB, o workshop contribuiu para o alinhamento das ações da FAB com a Estratégia BIM BR, promovendo eficiência e padronização nos projetos de engenharia. No encerramento do evento, o chefe do CEPE, Coronel Frank Cabral de Freitas Amaral comparou o evento com a atividade aérea. “Em voos de longa duração, é comum fazer escalas para checar as condições da aeronave, corrigir eventuais problemas e reabastecer, para então iniciar uma nova etapa com segurança e eficiência. Em nossa empolgante jornada BIM na FAB, esse workshop representou uma dessas escalas técnicas. Assim, após essa oportunidade tão produtiva, nos sentimos manutenidos e reabastecidos, extremamente motivados para alçar voos ainda mais altos”, concluiu.
O evento, que reuniu cerca de 70 participantes, contou com a presença de representantes do Sistema de Engenharia da Aeronáutica (SISENG), CEPE, Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), Serviços Regionais de Infraestrutura (SERINFRA), Grupamento de Engenharia de Campanha (GCAMP) e CISCEA, além de empresas de tecnologia, revendedores de software, acadêmicos, consultores e alunos.
Fotos: Sargento Nicole/ SERINFRA-RJ