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F-5BR – Há 8 anos FAB rcebia o 1º

Nota DefesaNet

Matéria publicada no dia 21 de Setembro de 2005, com a entrega do primeiro F-5 Modernizado pela EMBRAER à FAB.

A solenidade ocorreu na Base Aérea de Canoas (BACO).

O EDITOR

F-5 reformado chega a Canoas
Programa da Aeronáutica prevê a modernização
de 46 aeronaves até 2007

 

Com uma cerimônia na Base Aérea de Canoas, a Força Aérea Brasileira (FAB) começou ontem a modernizar sua frota de veteranos caças F-5E, em operação no país desde os anos 70. Até 2007, 46 dessas aeronaves terão seus painéis de controle analógicos substituídos por sistemas digitais que permitirão incorporar avanços tecnológicos, como pontaria eletrônica e radares mais sofisticados.

Rebatizados de F-5M, 12 jatos deverão ficar prontos até o final do ano. Canoas recebeu o primeiro, mas deverá ser contemplada com outros sete. A frota será usada até os Mirage 2000, adquiridos da França, entrarem em operação em 2006.

A modernização dos F-5 – utilizados em defesa aérea e ataque ao solo – está sendo feita pela Embraer em parceria com a israelense Elbit Systems por US$ 285 milhões.

As principais diferenças dos F-5M para o antigos não são visíveis externamente. Elas envolvem a aviônica – os dispositivos de controle na cabine do piloto. Entre as inovações, estão sistemas de radar e mira e o reabastecimento da aeronave em pleno vôo. Um caça pode sair do Rio Grande do Sul e executar uma missão no norte do país sem pousar. A previsão é de que os F-5M tenham vida útil de mais 20 anos.

– A modernização saiu 10 vezes mais barato do que comprar uma aeronave nova – disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos da Silva Bueno.

Embora os F-5 já estejam cruzando os céus do Brasil há 30 anos, não podem ser considerados sucata. Conforme Nelson Düring, editor do site www.defesanet.com.br, a troca de equipamentos analógicos por digitais pôs os jatos entre as aeronaves mais modernas na América do Sul:

– Não é exagero dizer que essa modernização colocou a aviação de caça brasileira no século 21.

As mudanças
Mostradores: antes analógicos, agora são digitais. Os "reloginhos" foram substituídos por telas de cristal líquido
Alcance do radar: ampliado para 40 quilômetros, quase o dobro do anterior. Permite localizar alvos no solo.
Radar de aviso de cauda: sinaliza que a aeronave foi rastreada pelo radar de outro avião ou por um míssil
Rádios: ganharam proteção eletrônica nas comunicações
Data-link: permite a troca automática de informações, sem uso de rádio, entre outros F-5M ou os aviões-radar R-99
Pontaria: antes quase exclusivamente visual, passa a ser eletrônica, com margem de erro de 15 a 20 metros
Reabastecimento de combustível: substituição de um dos canhões da parte frontal por uma tubulação que permite o reabastecimento em pleno ar
O caça F-5
Origem: Estados Unidos
Velocidade máxima: 2.112 km/h
Armamento: dois canhões de 20 mm com 280 tiros e dois mísseis Python 3, além de até 3.175 kg de armamentos
Nota: A versão F-5M teve um canhão retirado para a instalação do radar
Peso – Vazio: 4.346 kg
Máx. decolagem:11.192 kg
Dimensões –

Envergadura:
8,13 m
Comprimento: 14,68 m
Altura: 4,06 m
Área de asa: 17,28 m2
Tripulação:
1
 

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