Editorial DefesaNet
F-X2 – Uma Assinatura sem Glamour
A assinatura do contrato com o finalista do Programa F-X2 foi um momento esperado por mais de uma década.
Desde a sua formalização como parte do Programa de Fortalecimento do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (PFCEAB), em junho de 2000, no que foi chamado como F-X1.
Encerrado, em Fevereiro de 2005, sem resultado, foi reaberto em 2008, agora com a denominação de F-X2.
O grande momento esperado por pilotos, membros da indústria e os milhões de vibrantes aficionados da Força Aérea Brasileira, infelizmente chegou sem o glamour esperado.
A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), foi liderada ao longo desta década, entre outros, por brilhantes profissionais como os Brigadeiros: Cima, Aprígio e Crepaldi.
A assinatura do contrato foi ao final de uma tensa semana, onde o foco foi o roll-out da aeronave de transporte EMBRAER KC-390 e a tensão eleitoral, transcorreu em uma discreta cerimônia, na sexta-feira (24OUT14).
Foi uma assinatura quase que secreta, no “bunker” da COPAC, indigna dos homens e mulheres, que trabalharam arduamente na elaboração do contrato ao longo dos anos.
Qual a razão deste secretismo?
Por acaso a sueca SAAB estava com receio de pagar o mesmo mico, que a francesa Dassault, de ser caça o preferido, do então presidente Luiz Inácio, e ficar esperando, sentada no banquinho, ver chegar o 31 de Dezembro de 2010 e não ter o contrato?
Ou o Comando da Aeronáutica estava receoso de uma vitória oposicionista, e então, fosse adotada a mesma solução do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que transferiu a responsabilidade ao novo governo, em 2002?
Ou o Planalto pressionou para um ato eleitoral?
Para qualquer resposta às questões acima a certeza é que foi uma assinatura sem glamour.
E também com nebulosidades, pois o Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, Planalto e SAAB, passam a mensagem que o processo do contrato de aquisição foi concluído, o que não é correto.
Post Scriptum
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Onde estava o ministro da Defesa Celso Amorim? Resposta Verificando a instalação do SISFRON na Fronteira.
E onde estava o Comandante da Aeronáutica?
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