Apesar de curta, a semana foi de muito trabalho para a Nuclep. Na terça-feira, em Brasília, a empresa teve uma agenda cheia com importantes reuniões e assinaturas de compromissos.
Pela manhã, o presidente da Nuclep, Carlos Seixas, acompanhado pelo diretor administrativo Marcello Perillo e pelo chefe de gabinete Adeilson Telles, participou de uma reunião com o deputado Julio Lopes, presidente da Frente Parlamentar da Tecnologia e Atividades Nucleares, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Também estiveram presentes representantes da INB, Eletronuclear, Amazul e ENBpar. O objetivo do encontro foi discutir a necessidade de fortalecer e impulsionar o setor nuclear nacional.
“Tive a oportunidade de apresentar à ministra a necessidade de obter um parecer técnico da SEST para eliminar a exigência de licitações nos contratos entre Eletronuclear e Nuclep, visto que ambas são estatais. Fomos criados para atender ao programa nuclear brasileiro e construir equipamentos para usinas nucleares. Não faz sentido que esses equipamentos sejam adquiridos fora do Brasil, uma vez que a Nuclep é a única empresa no país com todas as certificações e capacidade para construí-los aqui”, afirmou Seixas. Julio Lopes reforçou que levará esse parecer técnico ao TCU para obter o aval final e acelerar a conclusão de Angra 3.
À tarde, a equipe da Nuclep participou de uma solenidade no Ministério das Mulheres, onde assinou o Termo de Compromisso da 7ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Este programa visa promover práticas de equidade de gênero e raça na cultura organizacional, com foco nas áreas de gestão e recursos humanos.
Seixas destacou a importância da iniciativa e reforçou o impacto positivo da assinatura para futuras ações dentro da empresa. “Somos pioneiros na assinatura deste termo, que demonstra o esforço contínuo do Brasil em fortalecer a igualdade. Estamos empenhados em apoiar cada vez mais nossas colaboradoras. Com esta nova ação do governo federal, esperamos contar com mais recursos e programas que potencializem seu desenvolvimento na Nuclep.”
A cerimônia, liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, contou com a adesão de outras 102 empresas, marcando um passo significativo para a promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente corporativo brasileiro.