Search
Close this search box.

Eve e Hunch Mobility fazem parceria para desenvolver o mercado de mobilidade aérea urbana em Bangalore

A Eve Air Mobility (“Eve”) e a Hunch Mobility, resultado de uma parceria entre a Hunch Ventures e a Blade Air Mobility, Inc. , anunciaram hoje que estão trabalhando em conjunto para introduzir os primeiros voos elétricos urbanos em Bangalore, Índia. Com essa iniciativa, Bangalore se estabelece como a cidade pioneira na região para a implementação da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) com o uso de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL).

A iniciativa marca o início da colaboração entre as empresas na atuação em conjunto com autoridades locais, estaduais e federais, bem como fornecedores de infraestrutura, energia e tecnologia com o propósito de assegurar a implementação das tecnologias necessárias para viabilizar os voos com eVTOLs.

“Este anúncio de Bangalore como cidade de lançamento representa uma etapa importante na sólida parceria estabelecida entre Hunch Mobility e Eve, que visam co-criar o ecossistema de mobilidade aérea urbana na Índia”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve. “A Índia é um mercado crucial para a mobilidade aérea urbana, e nosso objetivo é colaborar com a Hunch Mobility para proporcionar uma alternativa eficiente e acessível de transporte, buscando aliviar os tempos de deslocamento em uma das cidades mais populosas do mundo.”

“A colaboração com a Eve Air Mobility destaca o compromisso em contribuir para o crescimento da Índia, abordando o desafio do congestionamento nas estradas do país. Estamos entusiasmados  para introduzir voos de eVTOL, que democratizarão a mobilidade aérea de curta distância, oferecendo passagens acessíveis e voos com zero emissão de carbono”, disse Amit Dutta, diretor da Hunch Mobility.

Localizada no estado de Karnataka, Bangalore é uma das cidades mais densamente povoadas do mundo, abrigando mais de 13 milhões de pessoas. A expansão da aviação elétrica com eVTOLs tem potencial para diminuir consideravelmente a pegada de carbono, o ruído e o custo dos voos, tornando-os mais acessíveis ao público em geral.

Os eVTOLs da Eve proporcionarão aos clientes da Hunch Mobility uma maneira rápida e econômica de evitar o congestionamento em um dos ambientes urbanos mais densos do mundo. A aeronave é 100% elétrica e possui um alcance de 100 quilômetros (60 milhas), permitindo uma ampla variedade de trajetos de mobilidade aérea urbana em Bangalore. O eVTOL utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise), com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. A aeronave contará com um piloto em seu lançamento, mas evoluirá para operações autônomas no futuro.

A Eve foi pioneira entre os fabricantes de eVTOL ao firmar uma Carta de Intenção (LOI) na Índia com a Hunch Mobility, estabelecendo um acordo para adquirir 200 eVTOLs, serviços e a solução de Urban ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) da empresa. No contexto da LOI, a Eve a e Hunch deram início a um projeto-piloto de três meses, promovendo voos de helicóptero dentro da cidade de Bangalore. O propósito foi coletar informações sobre as operações e experiências dos clientes durante o projeto-piloto. Os dados coletados estão auxiliando no aprimoramento da aeronave da Eve, bem como em sua solução de gerenciamento de tráfego aéreo e estratégias de serviço e suporte ao cliente.

Além de representar uma opção eficiente de transporte, a Eve e a Hunch Mobility ressaltam que os voos de eVTOL em Bangalore têm potencial para gerar um impacto econômico positivo na sociedade, incluindo a criação de novas oportunidades de emprego. Diversas funções, como pilotos, técnicos de manutenção de aeronaves, treinamento e serviços técnicos, serão necessárias à medida que os voos forem implementados e ampliados. O desenvolvimento da infraestrutura adequada para apoiar as operações do eVTOL também deve contribuir com as oportunidades de trabalho.

A entrada em serviço do eVTOL da Eve está prevista para 2026.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter