Farnborough Airshow – A Embraer revelou novos avanços no conceito de aeronaves sustentáveis Energia, durante o Farnborough Airshow. As novidades incluem a expansão das pesquisas para incluir aviões com 50 assentos, em vez do foco anterior de 30 assentos, e ainda a ampliação das análises técnicas para adicionar abordagens de Turbina a Gás Hidrogênio/Combustível Duplo (GT/DF) – que se somam à exploração de tecnologias Híbridas Elétricas e de Células de Combustível.
A origem desses desenvolvimentos está ligada diretamente ao Grupo Consultivo do projeto Energia da Embraer. O Grupo, que se reúne periodicamente, é formado por uma equipe experiente e qualificada de companhias aéreas, empresas de leasing de aeronaves, fornecedores e outros especialistas em aviação que assessoram a Embraer no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis.
O Conceito Energia está desenvolvendo aeronaves sustentáveis e comercialmente viáveis para o futuro com essas contribuições, aplicando a expertise em engenharia da Embraer não apenas em novas tecnologias de propulsão, mas em aerodinâmica avançada, projeto estrutural, integração de sistemas, e no oferecimento de silêncio e conforto superior aos passageiros.
“Continuaremos a explorar as necessidades de nossos clientes e da indústria à medida que os potenciais tecnológicos, a infraestrutura e a regulamentação evoluírem. Prevemos uma possível entrada em serviço do Conceito de Energia na próxima década. Gostaria de agradecer aos membros do Grupo Consultivo por dedicarem tão generosamente o seu tempo e conhecimentos a este importante desafio. Os membros também podem ter a certeza de que ouvimos o que disseram sobre a viabilidade – que é tão necessária em todos os níveis, incluindo todos os aspectos técnicos, econômicos, comerciais e de infraestrutura. A mensagem foi clara: este desafio é muito mais do que o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão”, afirma Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Os desenvolvimentos do Conceito Energia estão resumidos abaixo. Mais informações e imagens do novo conceito de aeronave estão nos links:
Os principais atributos dos novos conceitos incluem:
– Design avançado de fuselagem – asa limpa sem PropWash; avanços em aerodinâmica, projeto estrutural e integração de sistemas
– Conforto superior da cabine
– Silêncio – propulsão traseira, cabine muito mais silenciosa
Conceitos Híbrido-Elétricos:
– Central elétrica híbrida paralela, com motores térmicos de próxima geração e pequeno motor elétrico empregado para maximizar a eficiência do motor térmico (fases de decolagem e marcha lenta)
– Eletrificação da propulsão integrada com mais sistemas elétricos de aeronaves
– Bateria pequena e de baixo custo
Conceitos de célula de combustível:
– Sistema de propulsão por célula de combustível, com zero emissões de carbono, baixas emissões de gases de efeito estufa, mais eficiente que pequenas turbinas a gás, mas mais pesado, e requerendo gerenciamento térmico complexo
– Instalação avançada de propulsão com estratégias de otimização para gerenciamento térmico de células de combustível, reduzindo peso e arrasto
Conceito de hidrogênio/combustível duplo
– Motor de turbina a gás a hidrogênio ou duplo combustível
– Se for duplo combustível: hidrogênio usado para missões típicas e tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para a missão típica, enquanto JetA/SAF usado para extensão de alcance e reservas
– Se for apenas hidrogênio, tanques de hidrogênio líquido (criogênico) dimensionados para faixa completa
– Zero emissões de carbono, baixa emissão de gases de efeito estufa.