Brasília (DF) – Em 29 de abril de 2024, o Exército Brasileiro (EB), por meio da Chefia de Material do Comando Logístico (C Mat/COLOG), divulgou o resultado da análise das ofertas finais das empresas da shortlist participantes do processo de aquisição da Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBCOAP 155 mm SR), componente do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas.
Classificou-se em 1º Lugar, vencendo o processo licitatório internacional iniciado em 17 de agosto de 2023, a VBC OAP 155 mm SR “Atmos 155 mm 52 Calibres, montado em um chassi Tatra T-815 6×6”, da empresa “Elbit Systems Land Ltd”. O Atmos 6×6 atendeu a todos os requisitos absolutos estabelecidos pelo EB. Ele é considerado um dos melhores sistemas do mundo para a sua categoria de obuseiros.
A aquisição tem por objetivo modernizar e ampliar a capacidade e a efetividade de apoio de fogo da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.
O Atmos 155 mm é conhecido por sua alta precisão e alcance superior a 40 km. Ele é considerado o “estado da arte” de sua categoria e é referido como o “Sniper” da Artilharia do Exército. O sistema é capaz de realizar disparos com alto nível de precisão em menos de dois minutos, graças ao seu computador balístico e sistema de navegação inercial (INS).
Comparado a outros sistemas de artilharia, o Atmos 155 mm se destaca por sua operação simples, rapidez de entrada e saída de posição, facilidade de carregamento e baixo custo logístico ao longo de seu ciclo de vida. Além disso, ele tem a capacidade de operar em rede com outros veículos e unidades de artilharia, além de poder receber informações sobre alvos enviadas por sensores externos, como aeronaves remotamente pilotadas ou radares.
Portanto, em termos de precisão, o Atmos 155 mm é altamente competitivo e é considerado um dos melhores sistemas de artilharia autopropulsada de rodas do momento.
O Atmos 155 mm é um obuseiro autopropulsado de alta qualidade e precisão. Aqui estão algumas de suas principais características:
- Alcance: O Atmos tem um alcance superior a 40 km.
- Operação: É de simples operação, com rapidez de entrada e saída de posição e realização dos disparos.
- Carregamento: Possui facilidade de carregamento.
- Custo Logístico: O Atmos tem um baixo custo logístico ao longo de seu ciclo de vida.
- Modularidade: Utiliza um inovador conceito de total modularidade, sendo muito mais do que um projeto de uma simples peça de artilharia montada sobre um caminhão, mas um completo sistema multiplataforma e multiarmamento.
- Proteção Balística: A versão proposta para o Exército Brasileiro utilizará a plataforma Tatra Force T-815-7, 6X6, com uma cabine dotada de proteção balística para proteger a sua guarnição.
- Armamento Principal: Seu armamento principal será uma versão do obuseiro o M-71, de 52 calibres, com 18 obuses completos (granadas e cargas) transportados em compartimentos protegidos.
O obuseiro autopropulsado Atmos 155 mm utiliza sistemas de mira e controle de fogo avançados. Embora os detalhes específicos desses sistemas possam variar dependendo das necessidades do cliente, eles geralmente incluem o seguinte:
- Sistema de Controle de Fogo: O Atmos possui um sistema de controle de fogo computadorizado que permite calcular rapidamente as soluções de disparo. Isso permite que a artilharia atinja alvos com precisão e eficiência.
- Sistema de Mira: O Atmos utiliza um sistema de mira avançado que pode incluir uma combinação de miras ópticas, laser e infravermelho. Isso permite que a tripulação do Atmos identifique e rastreie alvos com precisão, mesmo em condições de visibilidade limitada.
- Sistema de Navegação Inercial (INS): O Atmos está equipado com um sistema de navegação inercial que permite determinar a posição e orientação do obuseiro. Isso é crucial para calcular as soluções de disparo corretas.
- Sistema de Posicionamento Global (GPS): O Atmos também utiliza o GPS para fornecer dados de localização precisos. Isso ajuda a garantir que o obuseiro esteja sempre na posição correta para atingir seus alvos.
Esses sistemas trabalham juntos para permitir que o Atmos realize missões de artilharia de forma eficaz e precisa.
O Exército Brasileiro escolheu o Atmos 155 mm 52 Calibres para a aquisição da Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado 155 mm Sobre Rodas (VBCOAP 155 mm SR), como parte do Programa Estratégico do Exército Forças Blindadas. A Elbit Systems Land Ltd foi declarada vencedora do processo licitatório internacional iniciado em 17 de agosto de 2023.
Após a assinatura do contrato inicial, a Elbit deverá entregar em até 12 meses, dois exemplares denominados “Lote de Amostra”, que serão posteriormente submetidos a duras avaliações técnicas e operacionais no Brasil. Após a aprovação nos testes, o COLOG assinará o contrato principal para o fornecimento de mais 34 sistemas, que serão entregues em lotes anuais até o ano de 2034.
Este obuseiro é considerado um dos melhores sistemas do mundo para a sua categoria. A aquisição tem por objetivo modernizar e ampliar a capacidade e a efetividade de apoio de fogo da Artilharia de Campanha da Força Terrestre.
ATMOS, acrônimo para Autonomous Truck MOunted howitzer System,