O chefe da Rheinmetall, Armin Papperger (60), quer construir tanques alemães na Ucrânia. Na foto o carro de Combate Panther (esquerda), Blindado Lynx (centro) e Fuchs (direita) Foto: Julian Stratenschulte/dpa
BURKHARD UHLENBROICH
Jornal Bild
20 Maio 2023
O governo federal prometeu à Ucrânia mais entregas de armas por 2,7 bilhões de euros. Mas QUANDO as novas armas chegarão ao front?
Entre outras coisas, mais 20 veículos de combate de infantaria Marder e 30 tanques Leopard 1 dos estoques da Rheinmetall serão modernizados e entregues à Ucrânia. Além disso, sistemas de munição e reconhecimento. Para a defesa assassina contra a Rússia, a empresa de armamentos quer entregar rapidamente.
O chefe da empresa Rheinmetall, Armin Papperger (60), disse ao BILD am SONNTAG: “Estamos trabalhando sob alta pressão para ajudar a Ucrânia o mais rápido possível – afinal, também se trata de salvar vidas.”
A tão necessária munição para o tanque antiaéreo Gepard deve começar no verão. A nova planta de produção em Unterlüss, na Baixa Saxônia, está sendo colocada em operação.
“Vamos começar com trabalhos de manutenção e reparo em veículos de emergência e queremos fabricar veículos blindados o mais rápido possível, por exemplo, veículos de transporte blindados Fuchs“, diz Papperger. A Ucrânia também está interessada no moder no carro de combate Panther e no veículo de combate de infantaria Lynx. O primeiro passo, no entanto, é cobrir as necessidades agudas do país em sua luta defensiva.
A Rheinmetall teme ataques de foguetes russos às instalações de produção na Ucrânia e como eles são protegidos?
Papperger: “A Ucrânia tem meios eficazes de se defender contra ataques contra alvos sensíveis, principalmente graças à ajuda ocidental. Usinas de energia e outras operações industriais também estão em operação e, se danificadas, são reparadas imediatamente.”
A Ucrânia está preparando uma ofensiva contra a Rússia – também com tanques alemães. Você tem que estar preparado para imagens de tanques Leopard destruídos abatidos porque a Rússia os usará como propaganda?
“Temo que a agressão russa infelizmente cause muito sofrimento humano e também produza imagens feias. Mas não devemos nos deixar intimidar pela propaganda”, disse o chefe da Rheinmetall ao BILD am SONNTAG. A Alemanha já entregou 18 tanques modernos Leopard 2 e 40 Marders para a Ucrânia. Os soldados ucranianos foram treinados para os sistemas de armas pelo Bundeswehr na Alemanha.
Tropas ucranianas treinando a operação doo carro de combate Leopard1A5