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EMBRAER Resultados do 1º Trimestre 2023

HIGHLIGHTS  

·  1T de acordo com as expectativas da administração e em linha com o planejamento da Companhia.

·   A Embraer entregou 15 jatos no primeiro trimestre de 2023, sendo 7 aeronaves comerciais e 8 jatos executivos (6 leves e 2 médios).

·  Carteira de pedidos firmes encerrou o 1T23 em US$ 17,4 bilhões, com valor estável comparado ao primeiro trimestre de 2022, porém maior participação da Aviação Executiva e de Serviços & Suporte.

·  Receita atingiu R$ 3.726,0 milhões no trimestre (21% superior ao 1T22), em linha com o projetado pela Companhia.

·  Fluxo de caixa livre ajustado sem EVE (FCF) no 1T23 foi negativo em R$ 2.069,3 milhões, devido à sazonalidade e à preparação para maior número de entregas nos próximos trimestres.

·  Não há alteração no guidance para 2023 para entregas e resultados financeiros.   

PRINCIPAIS INDICADORES FINANCEIROS [1]
² Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

São Paulo, Brasil, 4 de maio de 2023 – As informações operacionais e financeiras da Companhia, exceto quando indicado de outra forma, são apresentadas de forma consolidada em dólares dos Estados Unidos (US$) de acordo com o IFRS. Os dados financeiros apresentados neste documento para os trimestres findos em 31 de março de 2023 (1T23), 31 de dezembro de 2022 (4T22) e 31 de março de 2022 (4T22) são derivados das demonstrações financeiras não auditadas, exceto dados financeiros anuais e onde declarado de outra forma.    

RECEITA E MARGEM BRUTA A receita consolidada de R$ 3,7 bilhões no 1T23 representou um aumento de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, decorrente de melhor mix de entregas na Aviação Comercial, forte crescimento na Defesa (+57% comparado ao 1T22) e Serviços & Suporte (+20% em relação ao 1T22). A receita total da Companhia encerrou o trimestre de acordo com o planejado.

Aviação Comercial registrou crescimento de receita de 21,1% ano a ano para R$ 1.034,1 milhões devido a uma entrega adicional no 1T23 e mais entregas do E2 e menos entregas do 175E1. A margem bruta reportada de 0,1% contra 11,2% no 1T22, mostra uma redução devido aos benefícios pontuais ocorridos no 1T22 e mix de produtos, incluindo a curva de aprendizado e desenvolvimento de novas configurações.
Aviação Executiva teve receita de R$ 453,7 milhões, a receita foi de US$ 87,1 milhões, estável em relação ao mesmo período do ano anterior devido a mudanças no mix de entregas de jatos leves. A margem bruta do 1º trimestre foi de -0,4% em comparação com 18,5% no 1º trimestre de 2022 devido ao mix de aeronaves e não recorrência de benefícios pontuais do ano passado.
Defesa & Segurança teve receita de R$ 507,5 milhões, 57,0% maior na comparação com o mesmo período de 2022 devido a maior reconhecimento de receita para o C-390. Margem bruta reportada de 24,8% contra 12,1% reportada no 1T22 principalmente explicada por melhores acordos comerciais em reposição aos antigos.
Serviços & Suporte reportou receita de R$ 1.694,7 milhões, representando um crescimento de 20,4% comparado ao 1T22 devido ao crescimento nas vendas conforme planejado pela Companhia. Margem bruta de 27,1% acima dos 26,9% reportados no 1T22 por conta de melhor eficiência empresarial e performance de serviços MRO. 
EBIT e margem EBIT No 1T23, os resultados reportados pela Companhia estão resumidos na tabela abaixo.
Excluindo esses itens especiais, o EBIT ajustado do 1T23 foi de R$ (163,9) milhões e a margem EBIT ajustada do período foi de -4,4%, estável em comparação com o 1T22.     LUCRO LÍQUIDO (prejuízo) O lucro líquido atribuível aos acionistas da Embraer e o prejuízo por ação no 1T23 foi de R$ (368,3) milhões e R$ (0,50) por ação, respectivamente, em comparação com R$ (170,7) milhões em lucro líquido atribuível aos acionistas da Embraer e R$ (0,23) em lucro por ação no 1T22.
 ¹LUCRO LÍQUIDO AJUSTADO – R$ Milhões
  ¹ Lucro (prejuízo) líquido ajustado não é um parâmetro contábil e exclui o Imposto de renda e contribuição social diferidos no período. No IFRS, o Imposto de renda e contribuição social inclui uma parcela de impostos diferidos que resultam principalmente de ganhos não realizados provenientes dos impactos da variação cambial sobre os ativos não monetários (em especial Estoques, Imobilizado e Intangível). Os impostos resultantes de ganhos ou perdas em ativos não monetários são considerados impostos diferidos e contabilizados no Fluxo de Caixa consolidado sob a conta Imposto de renda e contribuição social diferidos. O Prejuízo líquido ajustado também exclui o impacto pós-imposto da provisão relacionada a itens especiais.

GESTÃO DE DÍVIDAS E PASSIVO A Embraer encerrou o 1T23 com dívida líquida (sem EVE) de R$ 7.276,9 milhões, ante R$ 5.387,6 milhões no trimestre anterior e R$ 6.943,9 milhões no comparativo anual. O aumento da posição de dívida líquida da Companhia trimestre a trimestre decorreu do fluxo de caixa livre negativo da Embraer gerado no 1T23, conforme explicado abaixo. O prazo médio dos empréstimos no 1T23 foi de 3,5 anos. A estrutura de prazo dos empréstimos é de 91% no longo prazo e 9% no curto prazo. O custo dos empréstimos denominados em Dólar no 1T23 foi de 5,74% a.a., enquanto o custo dos empréstimos em reais foi de 10,04% a.a. no 1T23.
FREE CASH FLOW O fluxo de caixa livre ajustado do 1T23 foi de R$ (2.069,3) milhões, caixa negativo devido a preparação para maior número de entregas no segundo semestre, com forte influência do crescimento dos estoques no valor de R$ 3.711 milhões durante o 1T23.

CAPEX As adições líquidas ao imobilizado total no 1T23 foram de R$ 215,0 milhões, contra R$ 91,9 milhões em adições líquidas reportadas no 1T22. Do total de adições ao imobilizado no 1T23, o CAPEX totalizou R$ 90,1 milhões, e as adições de peças sobressalentes do programa pool representaram R$ 126,5 milhões das adições, parcialmente compensadas por R$ 1,6 milhões de receitas da venda de imobilizado. O aumento do imobilizado no 1T23 versus 1T22 está relacionado ao programa P2F (Passenger to Freigher) e expansão de serviços e suporte. O aumento de R$ 76,6 milhões em pesquisa no 1T23 versus 1T22 é quase 90% relacionado ao programa EVE.
CAPITAL DE GIRO A fim de atender a uma maior produção e o volume de entrega para 2023, os estoques principalmente de trabalhos em andamento (WIP) para atender às entregas nos próximos trimestres, afetando o fluxo de caixa livre reportado do período.
PEDIDOS FIRMES EM CARTEIRABACKLOG
A carteira de pedidos firmes encerrou o 1T23 em US$ 17,4 bilhões, estável trimestre a trimestre, impulsionada pela evolução na Aviação Executiva e Serviços & Suporte.

AVIAÇÃO COMERCIAL No 4T22, a Embraer entregou 7 jatos comerciais, conforme demonstrado abaixo:
O primeiro E190-E1 usado a ser convertido em cargueiro chegou à São José dos Campos. Os cargueiros E-190F e E-195F da Embraer maximizarão a eficiência ao adequar a capacidade à demanda em mercados menores com o aumento da demanda de comércio eletrônico. A Air New Zealand e a Embraer assinaram um acordo para ingressar em seu Grupo Consultivo de Energia para acelerar o desenvolvimento de tecnologia de aeronaves de emissão zero para a frota regional. A operadora de baixo custo Scoot (subsidiária da Singapore Airlines) anunciou que adicionará Embraer E190-E2 à sua frota no mercado do Sudeste Asiático (não considerado em carteira de pedidos firmes).

AVIAÇÃO EXECUTIVA A Aviação Executiva entregou 6 jatos leves e 2 jatos médios, o mesmo totalizado no 1T23.
As vendas de Phenom e Praetor permaneceram fortes no 1º trimestre de 2023, já que os pedidos de clientes de novas aeronaves superaram as expectativas. A carteira de pedidos da Aviação Executiva no final do 1º trimestre era de pouco mais de US$ 4 bilhões, e o índice book-to-bill permaneceu acima de 2,5 para 1, o mais alto do setor. O crescimento nos segmentos de jatos executivos leves e médios continuou neste ano, e a Embraer está bem-posicionada para capitalizar esse crescimento.

DEFESA E SEGURANÇA

O C390 Millennium recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa (Full Operational Capability – FOC, na sigla em inglês). Emitido pelo IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial), organização militar vinculada ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar, o certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada. A primeira aeronave da Força Aérea Portuguesa voou até a base aérea de Beja para iniciar a Campanha de Testes de Certificação em Portugal, que tem por objetivo integrar os sistemas do KC-390 na configuração OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No contexto das atividades comerciais, em atendimento ao crescente interesse pelo C-390 Millennium em todas as regiões do mundo, um dos eventos de destaque, foi a presença da aeronave no Aero-India, em uma ação coordenada entre a Embraer e a FAB. Posteriormente, a aeronave seguiu para demonstrações em outros países da região.   SERVIÇOS & SUPORTE A Embraer e a Porter Airlines anunciaram uma extensão do contrato existente de serviços e suporte para incluir 20 jatos E195-E2 de seu pedido firme em carteira. Com esta extensão, todas as 50 aeronaves do pedido firme serão suportadas pelo Programa Pool para peças e Embraer MRO Comercial para grandes verificações. Os destaques também incluem o suporte de entrada em serviço para clientes como: Salam Air e Endeavor. A Embraer MRO Comercial realizou manutenção na Voyageur Airways. Durante o primeiro trimestre, recebemos o primeiro E190 a ser convertido em Cargueiro. A Embraer investiu em uma instalação MRO dedicada em São José dos Campos – SP, Brasil. Esta instalação será responsável por todas as conversões P2F.  

RECONCILIAÇÃO DO IFRS E INFORMAÇÕES “NÃO GAAP” Definimos Fluxo de caixa livre como Fluxo de caixa operacional menos Adições ao imobilizado, Adições ao intangível, Investimentos financeiros e Outros ativos. O Fluxo de caixa livre não é uma medida contábil no IFRS. Ele é apresentado porque é utilizado internamente como uma medida para avaliar certos aspectos do nosso negócio. A Companhia também acredita que alguns investidores o consideram uma ferramenta útil para medir a posição de caixa da Embraer. O Fluxo de caixa livre não deve ser considerado como uma medida de liquidez da Companhia ou como uma medida de seu Fluxo de caixa como reportado em IFRS. Além disso, o Fluxo de caixa livre não deve ser interpretado como uma medida do Fluxo de caixa residual disponível para a Companhia para gastos discricionários, uma vez que a Companhia pode ter exigências obrigatórias de serviço da dívida ou outras despesas não discricionárias que não são deduzidas desta medida. Outras empresas do setor podem calcular o Fluxo de caixa livre de maneira diferente da Embraer para fins de divulgação de resultados, limitando assim sua utilidade para comparar a Embraer com outras empresas do setor.
O EBITDA LTM representa o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização acumulado ao longo dos últimos 12 meses. Não é uma medida financeira do desempenho financeiro da Companhia em IFRS. O EBIT conforme mencionado neste material de divulgação refere-se ao lucro antes de juros e impostos e, para fins de relatório, é o mesmo que o informado na Demonstração de Resultados como Lucro Operacional antes da Receita Financeira.
O EBIT e o EBITDA são apresentados porque são utilizados internamente como medidas para avaliar certos aspectos do negócio. A Empresa também acredita que alguns investidores os consideram ferramentas úteis para medir o desempenho financeiro de uma empresa. O EBIT e o EBITDA não devem ser considerados como alternativas para, isoladamente ou como substitutos da análise da condição financeira da Companhia ou dos resultados das operações, conforme divulgado no IFRS. Outras empresas do setor podem calcular o EBIT e o EBITDA de maneira diferente da Embraer para fins de divulgação de resultados, limitando a utilidade do EBIT e do EBITDA como medidas comparativas.
O EBIT ajustado e o EBITDA ajustado são medidas não-GAAP e ambos excluem o impacto de vários itens não recorrentes, conforme descrito nas tabelas abaixo.
O Lucro líquido ajustado é uma medida não-GAAP, calculada pela adição do Lucro líquido atribuído aos acionistas da Embraer mais imposto de renda diferido e contribuição social do período, bem como pela remoção do impacto de itens não recorrentes. Além disso, para fins de cálculo dos benefícios (despesa) do Imposto de Renda da Embraer, a Companhia é obrigada a registrar impostos resultantes de ganhos ou perdas devido ao impacto das variações do Real sobre o Dólar norte-americano sobre ativos não monetários (principalmente Estoque, Intangível e Imobilizado). É importante observar que os impostos resultantes de ganhos ou perdas sobre ativos não monetários são considerados impostos diferidos e são contabilizados na demonstração consolidada do Fluxo de caixa da Companhia, sob imposto de renda e contribuição social diferidos.
INDICADORES FINANCEIROS BASEADOS EM INFORMAÇÕES “NON GAAP”
(i)             Dívida total representa empréstimos e financiamentos de curto e longo prazo INCLUINDO EVE (USD bilhões). (ii)            Dívida líquida representa caixa e equivalentes de caixa, acrescido de aplicações financeiras, menos empréstimos e financiamentos de curto e longo prazo. (iii)           Dívida Líquida sem EVE representa caixa e equivalentes de caixa, mais aplicações financeiras e empréstimo intercompanhia a receber, menos empréstimos e financiamentos de curto e longo prazo, menos Dívida Líquida da EVE. (iv)           A capitalização total representa os empréstimos e financiamentos de curto e longo prazos, mais o patrimônio líquido (US$ bilhões). (v)            Despesa financeira (bruta) inclui apenas juros e comissões sobre empréstimos. (vi)           A tabela ao final deste comunicado apresenta a reconciliação do Lucro Líquido com o EBITDA, calculado com base nas informações financeiras preparadas com dados IFRS, para os períodos indicados (R$ milhões). (vii)          Despesa de juros (bruta) inclui apenas juros e comissões sobre empréstimos, que estão incluídos na receita (despesa) de juros, líquida apresentada na Demonstração de Resultados consolidada da Empresa (US$ milhões). (viii)          A tabela ao final deste comunicado apresenta a reconciliação do Lucro Líquido com o EBITDA Ajustado, calculado com base nas informações financeiras preparadas com dados IFRS, para os períodos indicados (R$ milhões).   

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