ST. LOUIS, 14 de setembro de 2021 – A US Navy e a Boeing usaram o drone de teste MQ-25TM T1 para reabastecer um jato de combate F-35C Lightning II da US Navy pela primeira vez, mais uma vez demonstrando a capacidade da aeronave para cumprir sua missão principal de reabastecimento aéreo.
Esta foi a terceira missão de reabastecimento para o drone de teste de propriedade da Boeing em pouco mais de três meses, avançando o programa de testes para a primeira aeronave não tripulada baseada em porta-aviões operacional da Marinha. O T1 reabasteceu um F / A-18 Super Hornet em junho e um E-2D Hawkeye em agosto.
Check out scenes from #MQ25's historic flight testing, which has come far since contract award this week three years ago. Alongside testing, we've been designing and producing the Navy's 1st aircraft — all in support of getting this refueling capability to the fleet. pic.twitter.com/iZHwetZQ8W
— Boeing Defense (@BoeingDefense) September 2, 2021
“Cada voo de teste com outra aeronave Tipo / Modelo / Série nos deixa um passo mais perto de entregar rapidamente um MQ-25 totalmente operacional para a frota”, disse o Capitão Chad Reed, gerente do programa de Aviação não tripulada da Marinha. “A capacidade incomparável de reabastecimento do Stingray vai aumentar a projeção de poder da Marinha e fornecer flexibilidade operacional aos comandantes do Carrier Strike Group.”
Durante um voo de teste em 13 de setembro, um piloto de teste F-35C do Esquadrão de Avaliação e Teste Aéreo Dois Três (VX-23) da US Navy conduziu uma pesquisa de esteira bem-sucedida atrás do T1 para garantir o desempenho e estabilidade antes de fazer contato com o drogue de reabastecimento aéreo do T1 e recebendo combustível.
“Este vôo foi mais uma demonstração física da maturidade e estabilidade do projeto da aeronave MQ-25”, disse Dave Bujold, diretor do programa MQ-25 da Boeing. “Graças a esta última missão em nosso programa de teste acelerado, estamos confiantes de que a aeronave MQ-25 que estamos construindo agora atenderá ao principal requisito da Marinha – fornecer combustível com segurança para a asa aérea do porta-aviões.”
O programa de teste de voo T1 começou em setembro de 2019 com o primeiro voo da aeronave. Nos dois anos seguintes, o programa de testes completou mais de 120 horas de vôo – coletando dados sobre tudo, desde o desempenho da aeronave até a dinâmica de propulsão e cargas estruturais e testes de flutter para resistência e estabilidade.
O MQ-25 está se beneficiando dos dois anos de dados de teste de voo iniciais, que foram integrados de volta em seus modelos digitais para fortalecer a linha digital que conecta o projeto da aeronave à produção para testar as operações e sustentação. A Boeing está atualmente fabricando as duas primeiras aeronaves de teste MQ-25.
O T1 será usado para conduzir uma demonstração de manuseio de convés a bordo de um porta-aviões da Marinha dos EUA nos próximos meses para ajudar a avançar o progresso de integração do porta-aviões.