Desde sábado (28), cerca de 100 militares das Forças Armadas participam, em Brasília-DF, do Adestramento Conjunto de Técnicas, Táticas e Procedimentos de Guerra Eletrônica. Denominado Operação Coruja, o exercício será promovido em quatro fases e contará, também, com atividades no Campo de Instrução de Formosa (CIF), na cidade de Formosa-GO.
Sob coordenação do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), a operação tem como objetivo fomentar a interoperabilidade por meio de padronização de procedimentos operacionais relacionados ao emprego de receptores e interferidores, nas áreas das Comunicações (rádio) e das Não-Comunicações (radar), além do compartilhamento de dados de Guerra Eletrônica (GE).
Nas duas primeiras fases, as atividades serão realizadas no 1º Batalhão de Guerra Eletrônica, em Brasília-DF, com etapas de ambientação tática e apresentação dos meios de Guerra Eletrônica, isto é, de suas capacidades e limitações para atuação em ambiente eletromagnético hostil.
De 31 agosto até 2 de setembro, o treinamento terá continuidade no Campo de Instrução de Formosa, em Goiás, quando serão adestrados os operadores das Forças Singulares no emprego conjunto das capacidades de GE. Encerrando a atividade, no dia 03 de setembro, será realizada uma Análise Pós-Ação (APA), com o intuito de nivelar os conhecimentos adquiridos.
Fotos: 1º Batalhão de Guerra Eletrônica