Moscou, 03 de novembro de 2011 – O centesimo vôo de testes da aeronave de quinta geração (PAK FA), ocorreu no dia 03 de Novembro. Atualmente dois protótipos estão realizando ensaios de voo.
O primeiro vôo do PAK FA foi realizada 29 de janeiro, 2010, em Komsomolsk-on-Amur. No início de março 2011, decolou o segundo protótipo. Estão sendo realizados os trabalhos de testes em solo e de vôo. A primeira demonstração pública do caça ocorreu em 17 de agosto deste ano, em Zhukovsky, cercânias de Moscou, no Salão Internacional de Aviação e Espaço MAKS-2011.
O Programa do calça de quinta geração PAK-FA prevê a desenvolvimento e produção do caça para aa Força Aérea da Rússia. Isto irá aumentar o potencial de combate da Força Aérea Russa, vai ajudar a recuperar e colocar a aviação e as indústrias aeroespaciais russas em um novo patamar tecnológico, dar um impulso ao desenvolvimento de escolas científicas, e garantir uma carga de trabalho para as empresas de defesa envolvidas no desenvolvimento e produção. Este programa prioritário da Sukhoi irá contribuir para o desenvolvimento e aplicação de materiais, componentes e tecnologia de ponta com alto potencial de inovação para a indústria aeronáutica e para desenvolver outros projetos complexos.
Em comparação com gerações anteriores de caças, o PAK FA têm várias características únicas, combinando as funções de uma aeronave de ataque e caças. A aeronave está equipada com uma quinta geração de aviônicos, que integra as promissoras funções de "piloto eletrônico" e radar, com um conjunto de antenas Phased Array, que reduz bastante a carga de trabalho sobre o piloto e permite-lhe concentrar-se na execução de tarefas táticas.
Os aviônicos das novas aeronaves podem trocar dados em tempo real com os sistemas terrestres de controle, e dentro dos grupos de aviação. O uso de materiais compostos e tecnologia inovadora, design aerodinâmico de aeronaves, medidas para reduzir a visibilidade do motor incluindo a térmica fornecem baixo nível de sinal radar, sem precedentes, incluindo assinatura ópticas e térmica. Isso aumentará significativamente a eficácia de combate do caça tanto em missões contra alvos terrestres ou aéeos, a qualquer momento, em condições climáticas adversas ou não.
A Índia também participa do desenvolvimento do PAK FA (T50).