Em, 3 de dezembro ocorreu a primeira reunião do Conselho Consultivo renovado do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE).
Participaram da reunião coordenada pelo diretor-presidente da entidade, Carlos Erane Aguiar os seguintes conselheiros:
– Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito, ex-comandante da Aeronáutica;
– Almirante-de-Esquadra, Júlio Soares de Moura Neto, ex-comandante da Marinha;
– Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão, do MCTIC;
– Tarcísio Takashi Muta, da Fundação EZUTE;
– Thomas Zanotto, da FIESP;
– Carlos Frederico Queiroz Aguiar, da Smart Power, e,
– Contra-Almirante, Luiz Carlos de Faria Vieira, da EMGEPRON.
Pertencem ainda ao Conselho, mas não puderam participar dessa primeira reunião o José Ricardo Roriz, da FISP; Renato Regazzi, do SEBRAER e Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Paes de Barros, da INFRAERO.
Durante a reunião os Conselheiros debateram o Plano Estratégico do Sindicato, tiveram conhecimento das ações da entidade em 2019 e puderam colocar seus pontos de vista sobre desafios a serem enfrentados pela Base Industrial de Defesa, com ênfase na necessária aproximação com a sociedade como condição essencial para o sucesso das demandas setoriais.
Ao final da reunião, o Almirante Edesio Teixeira Lima Junior, da EMGEPRON e o diretor-presidente do SIMDE, Carlos Erane Aguiar, assinaram memorando de entendimento destinado à participação conjunta em projetos de construção Naval, Inteligência Negócios e Interveniência Técnica.
O SIMDE Já havia assinado carta de intenções no âmbito do cluster tecnológico naval do Rio de Janeiro com o objetivo de realizar futuros projetos de colaboração para promover atividades relacionadas à Economia do Mar e à Economia de Defesa.
Almirante Edésio (EMGEPRON) e Dr Erne Aguiar cumprimentam-se após a assinatura do memorando de entendimento destinado à participação conjunta em projetos de construção Naval, Inteligência Negócios e Interveniência Técnica.