Redação DefesaNet
Com agências Zveda e Mil.ru
A primeira estação de Radar Além do Horizonte Radar (OTH)do tipo “Container” foi considerada operacional, no domingo, 01DEZ2019, no território da Mordovia, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia.
"A partir de 1º de dezembro, na aldeia de Kovylkino, na República da Mordovia, como parte das Forças Aeroespaciais, foi considerado operacional o primeiro radar tipo Além do Horizonte (OTH).”
É relatado que o radar pode rastrear o movimento de alvos aéreos a uma distância superior a dois mil quilômetros da fronteira russa.
O complexo do radar é capaz de registrar a decolagem de aeronaves e mísseis de cruzeiro, bem como a trajetória de alvos individuais. O Ministério da Defesa enfatizou que mesmo aeronaves furtivas (stealth) não são invisíveis para o Container.
Segundo o comandante do 1º Exército de Defesa Antiaérea e Antimísseis, tenente-general Andrei Demin, o novíssimo radar OTH russo Konteiner já está operacional.
"Agora podemos monitorar em tempo real os potenciais ataques inimigos a uma distância de entre várias centenas e 2.000 quilômetros de nossas fronteiras. É um radar de rastreamento contínuo para vigiar a situação aeroespacial nos setores oeste e do sul", disse Andrei Demin.
Desde sua localização na república de Mordovia, na zona do rio Volga, o radar além do horizonte poderá detectar decolagens de aviões embarcados em porta-aviões nos mares Báltico, Negro e Mediterrâneo, assim como decolagens de aviões táticos, lançamentos em massa de mísseis de cruzeiro e até lançamentos pontuais de mísseis hipersônicos na direção da Rússia.
"Antes não tínhamos essa informação, por isso o alerta de iminente ataque aéreo era muito menos eficaz", disse o general.
Os radares além do horizonte, conhecidos como OTHR, por sua sigla em inglês de "Over The Horizon Radar", são capazes de detectar alvos para além do horizonte graças às ondas que são refletidas na ionosfera.