O Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva assumiu a função de conselheiro militar junto à Representação do Brasil na Conferência do Desarmamento da ONU (REBRASDESARM), em cerimônia realizada, nesta segunda-feira (28), no Escritório do Conselheiro Militar, em Genebra, na Suíça. Transmitiu o cargo o General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos.
Dentre as atribuições do conselheiro militar, estão: acompanhar tratativas referentes ao desarmamento nuclear; segurança cibernética; controle de armas de destruição em massa nucleares, biológicas e químicas; controle de material físsil; armamento convencional; e corrida armamentista no espaço exterior. Cabe ao titular, ainda, gerenciar e coordenar tratativas junto ao corpo diplomático das diversas organizações existentes em Genebra, envolvidas com o tema desarmamento.
Na ocasião, militares foram agraciados com a Ordem do Mérito Militar. Ainda, receberam a Medalha Exército Brasileiro a Ministra Bárbara Belchior e o Conselheiro Leonardo Fernandes, do Corpo Diplomático Brasileiro na REBRADESARM.
Prestigiaram o evento o Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Embaixador da DEBRASDESARM, Flávio S. Damico; e o Embaixador da DEBRAGEN, Tovar da Silva Nunes.