Search
Close this search box.

Rádio digital da Motorola no Exército

Publicado Brasil Econômico


Por Carolina Pereira


Enquanto mundialmente os índices anuais de crescimento da Motorola Solutions são em média de 8%, no Brasil a companhia prevê elevar a receita em até 20% este ano, de acordo com o presidente, Eduardo Stefano. O segmento de governo será o mais representativo para que o crescimento seja alcançado e hoje responde por cerca de 65% da receita total. Neste cenário, o Exército Brasileiro tem se tornado um dos principais clientes, com o qual a companhia acaba de fechar um contrato de R$ 20 milhões.

O negócio envolve a venda de rádios digitais usados na missão de paz da Organização das Nações Unidas no Haiti, que é liderada pelo Brasil, entre outras ações da entidade. Com o uso da tecnologia digital, os dados que tramitam na rede do Exército passam a ser criptografados, o que melhora a qualidade do áudio e aumenta entre 40% e 50% a distância de alcance, segundo Stefano. É a primeira vez que o Exército utiliza este tipo de equipamento.

A intenção do Exército é expandir o uso desta tecnologia e utilizá-la em outras organizações militares. Segundo o general Santos Guerra, em dois anos a expectativa é dobrar a quantidade de rádios digitais, adquirindo mais 10 mil unidades. Um dos objetivos é se equipar para ações urbanas durante a Copa do Mundo de 2014.

O Exército também pretende ter 13 centros fixos de comando de controle até 2013, que além de comunicação de voz também terão sistemas de envio de dados e vídeos. Desta forma, será possível gerenciar a operação remotamente ou monitorar áreas de fronteira, por exemplo.

A Motorola Solutions é resultado da divisão feita em janeiro deste ano, que deu origem à fornecedora de tecnologia sem fio para clientes corporativos e do governo, e a Motorola Mobility, que vende celulares e conversores de sinal digital para TV. Com isso, a área controlada por Stefano no país se tornou uma empresa com faturamento global de US$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre. A expectativa agora é ganhar licitações para a Copa do Mundo e Olimpíada.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter