Fonte Petrobras
Rigorosos padrões de segurança nas operações caracterizam tanto a indústria de petróleo e gás quanto a de aviação. Uma parceria firmada com a EMBRAER com o objetivo de trazer para a indústria de óleo e gás os aprendizados do setor aeronáutico já mostra resultados, promovendo avanços relacionados à segurança de poços submarinos.
Os ganhos obtidos com a parceira foram apresentados a operadores offshore convidados e representantes da Associação Internacional das Empresas de Perfuração (IADC), nesta sexta-feira (5/5), em Houston, em seguida à Offshore Technology Conference (OTC).
Entre as inovações desenvolvidas está a revisão e melhoria do projeto de válvula do tipo SPM, de fabricante de BOP (Blow-Out Preventer), que já está disponível no mercado. A nova válvula leva a um aumento na confiabilidade, garantindo um menor número de falhas no BOP, aumentando a segurança operacional e reduzindo a probabilidade de atraso nos projetos.
Outros resultados do projeto são melhorias nos cálculos do Safety Index (probabilidade de completar fase do poço sem falha no BOP) e da confiabilidade do sistema para atividades de perfuração e completação; a identificação do componente mais crítico para aumentar a confiabilidade do sistema BOP e a identificação de oportunidade e desenvolvimento de projeto conceitual de nova válvula reguladora, com enfoque em confiabilidade.
O projeto foi assinado em 2014, durante a OTC e teve como foco da primeira fase o BOP, dispositivo responsável por garantir a vedação dos poços de petróleo, prevenindo vazamentos.
Válvulas de segurança
Em outro encontro hoje, apresentamos para operadores offshore convidados, nossas principais iniciativas em andamento relacionadas a válvulas de segurança de subsuperfície (SSSV). Essas iniciativas utilizam-se do aprendizado obtido através do projeto com a EMBRAER e dão continuidade ao esforço de aumentar a confiabilidade e segurança de sistemas críticos na construção e operação de poços submarinos.
Através do aumento da confiabilidade das válvulas de segurança será possível aumentar o nível geral de segurança e integridade dos poços, além de reduzir custos com intervenções para correções de falhas. Buscamos estimular a participação da indústria nessas iniciativas e fomentar a criação de outras com o mesmo objetivo.