Search
Close this search box.

Ministro da Defesa conhece meios de defesa e controle de tráfego aéreos

Nota da Agência Força Aérea

A atuação da Força Aérea, o controle de tráfego e a defesa aérea do Brasil foram apresentados, no dia 28 Setembro, ao Ministro da Defesa, Celso Amorim, durante sua primeira visita oficial a unidades da Força Aérea Brasileira. Acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, integrantes do Alto Comando, oficiais generais da Aeronáutica e pelo Assessor Especial do Ministério da Defesa, José Genoino, ele conheceu unidades de Brasília (DF) e Anápolis (GO). O ministro passou por áreas técnicas e operacionais.

A primeira organização visitada foi o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). Nele, além de uma passagem pelo Centro de Operações de Defesa Aeroespacial (CODA), também foram realizadas duas apresentações. Na primeira, foram destacadas as atribuições do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), responsável pelo preparo e emprego da Aeronáutica. “Somos o braço armado da Força”, explicou o Comandante-Geral de Operações Aéreas, Tenente Brigadeiro do Ar Gilberto Antonio Saboia Burnier.

Em seguida, Amorim foi apresentado às missões do COMDABRA. Em sua apresentação, o Comandante da unidade, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Mário de Holanda Coutinho, abordou questões relativas ao tráfego de ilícitos, Lei do Tiro de Destruição, prevenção de terrorismo, ações em proveito da aviação civil, cooperação internacional e sobre a atuação integrada do controle e defesa aéreos.

Entenda a Lei do Tiro de Destruição.

No que se refere à prevenção ao terrorismo, ele lembrou que a FAB também realiza o monitoramento e defesa aérea em locais que sediam reuniões de Chefes de Estado e grandes eventos. Somente neste ano, a FAB atuou na posse da Presidente Dilma Rousseff, na visita do Presidente americano Barack Obama e nos Jogos Mundiais Militares. “Enquanto estão nas reuniões, nós monitoramos o céu e os protegemos de cima”, lembra o Comandante do COMDABRA.

Na sequência, o Ministro seguiu para o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), onde conheceu os serviços prestados pela Aeronáutica nas diversas etapas de voo, assim como a cobertura dos radares e o Sistema SAGITARIO. “Toda essa estrutura é utilizada para que os milhões de voo do Brasil possam ocorrer com fluidez e segurança”, afirmou o comandante do CINDACTA I, Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho. Na unidade, o ministro também visitou o Centro de Controle de Área de Brasília (ACC-BS) e o Primeiro Centro Operações Militares (COpM I).

De Brasília, Amorim seguiu para a Base Aérea de Anápolis (BAAN), no Estado de Goiás. Ele conheceu as missões desempenhadas pelos militares da BAAN. No hangar do Esquadrão Guardião (2º/6º GAv), viu melhor os sistemas empregados nas aeronaves R-99 e E-99. Já no hangar de alerta do Esquadrão Jaguar (1º GDA), o Ministro observou de perto a rotina dos aviadores que pilotam o F-2000 (Mirage 200 C/B).

 

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter