Adriana Fortes
Os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, realizaram hoje (23), no Palácio do Itamaraty, a 3ª reunião do mecanismo de coordenação entre o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa para discutir uma agenda convergente de defesa e diplomacia.
Foram debatidos assuntos relacionados a Iniciativa Sul-Americana de Segurança, a colaboração na área de ajuda humanitária e temas com prioridade interministerial.
O encontro contou com a participação do ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Sergio Etchegoyen, que compartilhou suas percepções sobre as diversas proposições abordadas.
A iniciativa de aproximação dos Ministérios de Defesa e Relações Exteriores, teve início em 10 de novembro de 2016, pelos ministros Jungmann e José Serra, e continuada pelo ministro Aloysio Nunes, para definir uma agenda de ações convergentes entre defesa e diplomacia em prol do fortalecimento da presença do Brasil no cenário internacional.
Foi criado um mecanismo de coordenação interministerial, no qual estão sendo realizados eventos e reuniões de discussão sobre temas estratégicos e ligados à base industrial de defesa, além da cooperação internacional.
Leia também: | |
|
Governo Temer – Conquistas Diplomáticas [Link] |