Rayane Bueno
A Escola Superior de Defesa (ESD) sediou, entre os dias 16 e de 17 de março, o 1° Workshop Técnico sobre Indicadores Estratégicos. Trata-se de uma importante iniciativa do Ministério da Defesa (MD) para acompanhamento da implementação do Planejamento Estratégico Setorial de Defesa 2020-2031 (PESD).
A atividade prevê, entre outros aspectos, o aprimoramento das ações relacionadas à governança do setor de defesa. Composto por 13 objetivos estratégicos, o PESD contempla todo o setor de defesa compreendido pela pasta, incluindo as Forças Armadas.
Dividido em quatro eixos principais – sociedade, processos internos, aprendizado e crescimento e institucional – as estratégias foram definidas com o propósito de aprimorar o preparo das Forças Armadas para o cumprimento de suas missões constitucionais, bem como contribuir para o desenvolvimento nacional, o bem-estar e a responsabilidade social.
Além disso, tem como objetivo incrementar o apoio à política externa; aperfeiçoar a governança e a gestão estratégica; estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação de interesse da defesa; preservar a efetividade dos sistemas de ensino das Forças Armadas; entre outros.
Indicadores estratégicos
O workshop contou com a participação de 40 servidores civis e militares, das três Forças Singulares, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria-Geral (SG) do MD.
Estudos e debates apresentados durante o evento promoveram resultados que irão proporcionar o monitoramento da execução do Planejamento. Para isso, foi elaborado um painel de indicadores e metas para demonstrar, de forma unificada, o alcance dos objetivos setoriais.
Na avaliação do Assessor Especial de Planejamento do MD, General de Brigada R/1 Fernando Marques de Freitas, o evento "atingiu todos os objetivos propostos, ligados à construção de indicadores estratégicos, que irão permitir, entre outros instrumentos, acompanhar o PESD”.