Representantes do Ministério da Defesa (MD) do Brasil e do Egito promoveram, entre os dias 5 e 8 de junho, a I Reunião do Comitê de Cooperação Militar Egito-Brasil. No encontro, realizado na sede do Ministério da Defesa egípcio, foram debatidas as diretrizes do “Plano de Cooperação Bilateral entre as Forças Armadas do Brasil e do Egito para o período de 2022 a 2023”.
No âmbito da cooperação militar, os países firmaram entendimentos nas áreas de ensino militar, treinamento conjunto, engenharia militar, saúde, manutenção de equipamentos, produtos de defesa, entre outros.
O Subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz, ressaltou a importância de fortalecer relações com países como o Egito: “Essa reunião ajudou na discussão de temas estratégicos na área de Defesa, que representam interesses comuns de cooperação entre as Forças Armadas de ambos países, proporcionando incremento na parceria com esta nação amiga e troca de experiências em diversas áreas militares, intensificando, ainda mais, as relações entre Brasil e Egito”, enfatizou.
A comitiva brasileira foi recepcionada pelo Chefe da Seção de Planejamento Estratégico do Ministério da Defesa do Egito, General de Brigada Yasser Abdel Moez Al-Khatib. A delegação teve a oportunidade, ainda, de visitar complexos industriais da área de Defesa e à Organização Árabe para Industrialização.
Por Viviane Oliveira
Fotos: Divulgação