Retratar a rica história de uma instituição como o Ministério da Defesa não é uma tarefa fácil. Chegamos aos 25 anos de criação. Um quarto de século onde os esforços conjuntos da Marinha, do Exército e da Força Aérea se uniram aos trabalhos dos dois grandes ramos desta pasta – o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e a Secretaria Geral, na busca pela sinergia das ações, pela atenção ao nosso povo e pela Defesa do Brasil.
O amplo espectro de tarefas realizadas na servidão operativa, na busca pela defesa, integridade e segurança do país, na manutenção da soberania no mar, em terra e no ar, se une à estreita identificação entre o ministério, as Forças coirmãs e o povo brasileiro.
Não raro, vivenciamos momentos de profunda dor e pesar, como ocorrido recentemente no Rio Grande do Sul; no amparo aos brasileiros que vivem no exterior, como no resgate de nacionais que se encontravam em risco na Faixa de Gaza; na preocupante situação de parcelas da sociedade que vivem em áreas remotas e de difícil acesso ao braço do Estado, como na Amazônia; enfim, nas diversas situações onde o homem e a mulher fardados se fazem presentes e acolhedores.
São atividades de socorro, busca e salvamento; atenção a ribeirinhos, com navios de assistência hospitalar; entrega de água potável a populações atingidas pelas secas; instalação de hospitais de campanha; remoções aeromédicas e transportes de órgãos para salvar vidas humanas; resumindo, apoio, amparo e atenção.
Ações como essas fazem a diferença nos momentos mais críticos, levando as Forças Armadas aos mais elevados graus de credibilidade e de confiança junto à população brasileira.
Nesta data, cumpro com dever de justiça em reconhecer e destacar os votos de gratidão a cada um dos militares e civis que integram este Ministério e as Forças Armadas. Seu trabalho é importante. Vocês são a força de nossas Forças. São as sentinelas dos mares, o braço forte mão amiga, as asas que protegem o País.
Comemorando este 25º aniversário de criação do Ministério da Defesa, cabe-nos o reconhecimento por todas as entregas da pasta à sociedade e pela exemplar gestão evidenciada pelo EMCFA e Secretaria Geral, pelas Forças Armadas e por cada um dos integrantes deste ministério.
Dessa forma, ao cumprimentar os Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante Olsen; do Exército Brasileiro, General Tomás; da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Damasceno; ao Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante Aguiar Freire; e ao Secretário-Geral Luiz Henrique Pochilly; estendo a todos os que hoje fazem parte desta família os votos de sucesso e realizações.
Vamos todos em frente, com fé no Brasil. Estamos no caminho certo.
Brasília, 10 de junho de 2024.